TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Primeiro Reino

Tese: Historia Primeiro Reino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA

Primeiro Reinado – Os laços coloniais se romperam e como consequência houve a permanência das estruturas sociais e politicas. O novo governo de 1824 tomou empréstimos dos ingleses. A economia brasileira sofria forte concorrência com os produtos estrangeiros, e, além disso, enfrentou diminuição das exportações.

A consolidação da Independência: Conflitos internos: algumas províncias permaneceram fiéis à Coroa portuguesa. Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e na Província da Cisplatina. D. Pedro contratou oficiais estrangeiros. Outubro de 1823- consolidou-se o domínio do Imperador.

Em 1825, um movimento revolucionário declarou sua união à Argentina. Brasil e Argentina entraram em guerra. Em 1828. os dois países renunciaram à posse da Cisplatina – República Oriental do Uruguai.

A Assembléia Constituinte: Junho de 1822. mas só tomou posse em maio de 1823; Formada por 80 representantes das 14 províncias; Bacharéis, padres, magistrados. Grandes proprietários de terras; funcionários públicos. Defendiam as ideias liberais; Clima de desconfiança; Dois blocos opostos: O imperador e os conservadores; Liberais, que dominavam a Constituinte.

Constituição Autoritária: Nomeou um Conselho de Estado com 10 integrantes sob sua presidência; 25 de março 1824, sem consultar a nação, o Imperador outorgou a primeira Constituição brasileira;

Poder Legislativo- Senado (integrantes eram escolhidos pelo Imperador);

Poder Executivo- Imperador, auxiliado pelos ministros;

Poder Judiciário- Juízes e tribunais (integrantes escolhidos pelo Imperador);

Moderador- Exercido pelo Imperador.

A Constituição estabelecia limites para a participação política da população; Poderiam votar: homens com mais de 25 anos e com renda mínima de 100 mil réis por ano.

Confederação do Equador: Pernambuco; Os liberais estavam unidos contra o projeto absolutista de D. Pedro I; Os donos de terras de Pernambuco, destituíram o governador (conservador); Dezembro de 1823- Manuel de Carvalho Paes de Andrade; Dois meses depois, o Imperador tentou destituí-lo; Com o apoio de Recife e Olinda –proclamou-se a República; Em setembro 1824, acabou o conflito.

A abdicação de D. Pedro I: Impopularidade; Morte do rei de Portugal(1826), D. Pedro era seu sucessor; Renunciou à favor da filha Maria da Glória; Dom Miguel fez-se rei, mandando a princesa de volta ao Brasil;

Período Regencial: Apaziguar as tensões (expulsaram os estrangeiros do exército); Anistiaram os acusados de crimes políticos.

Segundo Reinado – 1840 – maioridade de D Pedro que deveria comandar a nação imediatamente. No mesmo dia foi consagrado como D Pedro II. Segundo reinado pode ser dividido em dois: 1840 – 1870 – marcado por lutas e termina com a guerra do Paraguai. 1870 – 1889 – Momento de declínio após a Guerra do Paraguai.

Origem do Abolicionismo

Leis antiescravistas – lei de Eusébio de Queiroz – extinguia o tráfico negreiro no país. Lei Visconde do Rio Branco ou Lei do Ventre Livre- os filhos escravos seriam considerados livres devendo os propietarios cria-los até os 8 anos depois entregavam ao governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com