TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia bandeiras

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Historia & Geografia

Alunos: Hugo & Matheus

Assunto: Bandeira Do Domínio Espanhol

Professor: Junior Lopes

Histórico da bandeira

[pic 1]

Esta bandeira foi criada por Felipe II em 1616 em território espanhol. Para representar Portugal e suas colônias em nosso país. Ela entrou em vigor quando houve as invasões holandesas no Nordeste do Brasil e na época do bandeirantismo, no principado e em parte também pela União Ibérica.

Quando houve a falta de sucessores para coroa portuguesa se iniciou a crise dinástica, assim o trono ficou em mãos de D.Felipe II iniciando a União Ibérica que durou 60 anos (1640-1880). Por isso Portugal passou a ter novas bandeiras da União Ibérica, mas as colônias permaneceram iguais, mas com uma diferença a coroa real que antes era aberta foi substituída por uma coroa fechada.

Domínio Espanhol

O objetivo era de unificar a Península Ibérica, em 1580. Felipe II que era rei espanhol se tornou o rei mais poderoso europeu. Felipe II tinha o apoio do clero português que queria manter seus privilégios. A Europa dentro dos padrões feudais aceitava a presença de outros reis formando assim uma grande família com vários deles incluídos

As conseqüências da União Ibérica foi o aumento das atividades da pecuária e a necessidade das praticas bandeirantistas. Também gerou conflitos entre a Espanha e o resto da Europa.A União Ibérica deve seu término em 1640(e se inicio em 1580)quando um aristocrata português com o apoio dos franceses tornou o pais de Portugal desligado das atividades da União Ibérica, assim dando inicio a uma nova dinastia: Bragança, que se estendeu até a proclamação da República que aconteceu no ano de 1910

O tratado de Tordesilhas ainda estava em vigor quando houve o início da União Ibérica. A unificação feita por esta união acabava com os motivos de existência das separações já que todas as terras eram dominadas por um só rei.

Com isso o povo Brasileiro se direcionava a parte que era comandada pela Espanha.

Com a insatisfação de seu povo, Portugal resolveu se revoltar contra o governo Espanhol  assim estabelecendo uma nova coroa com a regência de D.João IV que era da dinastia Bragança; como Portugal estava invadindo a Espanha por vês o Brasil Também.

Invasão Holandesa

O Brasil foi invadido por Holandeses em duas ocasiões e em distintos lugares (Salvador & Pernambuco) e na região do Nordeste. Pernambuco ficou sobre controle de mãos Holandesas por 24 anos. O  objetivo Holandês era der em mãos o poder do açúcar.

Como Pernambuco era uma cidade “desenvolvida” na questão de comercialização foi o principal alvo de ataques holandeses.

O objetivo holandês era conquistar as regiões de engenhos, mas estas tentativas foram fracassadas por causa dos guerrilheiros que eram contras invasões.

Com a chegada Companhia das Índias   que foi trazida para o Brasil para fiscalizar a comercialização do açúcar.

Nassau foi designado para nosso pais para garantir o domínio holandês sobre nosso pais.

Nassau foi importante para o desenvolvimento Nordestino pois criou hospitais,abrigo para idosos(asilos), mantendo as ruas limpas e ladrilhando elas.

Em 1641(um ano após a libertação de Portugal sobre o domínio espanhol) faz um tratado de paz com a Holanda que durará por dez anos e assim valendo em pouco tempo para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com