TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  3/3/2021  •  Dissertação  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Izabela Cristina de Oliveira

Nº Matrícula: 202011078341

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

        Diversos fatores importantes momentos essenciais fizeram parte da história da humanidade. De exemplo os períodos: Primitivo, Antigo e Medieval, Moderno e Renascimento. Assim, analisando neste contexto, pudemos observar que o homem, o ser humano, é visto, e é tornado homem, quando identifica o outro, como outro de si, tratando-se como um ser de interação, criativo, social, transformador de naturezas, etc. Nessas variações, é que é espelham-se na Educação nos diferentes períodos, assim, essas as mudanças é vista no modelo pedagógico.

DA HISTÓRIA E PEDAGOGIA

        No que concerne ao diálogo entre História e Pedagogia, podemos dizer que o primeiro é de essencialidade para o profissional – historiador – apreender e compreender as estruturas sócio-históricas da ciênca. O segundo é importante na medida em que auxilia o historiador a compreender a devida transmissão dos conhecimentos.

DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS 

As propostas pedagógicas que podemos analisar entre os períodos, e comparando-as com os dias atuais, são diversas, uma vez que cada período serviu de base para que, hoje, possamos de maneira distintas (as vezes sem precedentes) realizar. Assim como as propostas pedagógicas da antiguidade baseavam-se em livros sagrados, e tinha como objetivo a educação moral de acordo com a vida religiosa, impostos por cada civilização atualmente, essas propostas sim, baseiam-se em livros, no entanto, não nos referidos “livros sagrados”, mas sim na história, na sociedade, na história, sempre buscando o conhecimento que abrange toda uma população, independe de classe social ou religião. A proposta atual é identidade de um corpo docente, é nela que se estabelece as diretrizes básicas para o ensino. Sempre formalizando o prometimento dos mestres, funcionários, representantes, e outros, tudo isso dentro de um projeto educacional.         Em 1996, criou-se a referida Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual garante a autonomia das instituições de ensino, sendo responsáveis pelas próprias questões pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com