TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] Curso de Pós Graduacao em Educacao Enfase em Arte e conhecimento Histórico Nível de Especializacao – Faculdade União das Americas

Professor: Carlos Norberto Berger                                  Disciplina: História da Educação                        Acadêmica: Margarete Aparecida de Paula Weiss       Data: 21/02/2011

Educação Publica de qualidade

        Partindo da história da educação, é importante lembrar que a Europa a partir do século XVI, está vivendo um período de grandes transformações principalmente no âmbito econômico e consequentemente educacional. Com a reforma religiosa acontece um esvaziamento dos mosteiros, a religião faz com que a educação tenha um valor maior. No mundo intelectual também se vê a necessidade de investir na educação.

        Em 1549 chegam os Padres Jesuítas ao Brasil trazendo a idéia de catequizar e evangelizar os índios, buscando uma formação mínima para os nativos. Os Jesuítas dependiam do reino, ou seja, das vontades do Rei que dava apoio aos Jesuítas, que fazem com que a fé Cristã torne os índios mais dóceis adquirindo hábitos europeus.

        A educação na Europa era voltada para a classe alta. No Brasil os senhores de engenho vão dar educação para seus filhos para serem padres enviando eles para a faculdade Jesuítica de Coimbra.

        O ensino superior era proibido no Brasil ate 1778. Com a vinda da Família real para o Brasil em 1808 surgiram as primeiras universidades. Em 1759 os Jesuítas foram embora do Brasil, porem durante 210 anos a educação foi apenas jesuítica.

        A educação no Brasil passou por diversas fases e cada uma delas influenciada por uma ideologia, a partir de 1890 com a criação do Ministério da Educação, o sistema educacional no Brasil vai buscando um aprimoramento, com erros e acertos.

        Sabemos que a educação publica no Brasil não e um exemplo a ser seguido, porem a uma preocupação muito grande, além de investimentos constantes. Somos um dos países onde mais paga-se impostos e tributos. No entanto, muitos cidadãos pagam planos de saúde, escolas particulares, pois não conseguem confiar na escola publica.

         A Escola Pública é uma conquista histórica e teve suas origens na Revolução Francesa. Defender ela é uma forma de combatermos as desigualdades, pois contribui para a formação dos valores sociais, cívicos e culturais da população.

        A educação publica é a fonte do saber da maioria dos cidadãos que não apresentam condições econômicas e que dependem dela para adquirirem uma profissão, um futuro mais promissor. Criou-se uma imagem que a escola particular educa mais do que uma escola pública, porém isto é um equívoco, pois muitas vezes os mesmos professores que trabalham na escola particular, também trabalham na escola publica porem a jornada de trabalho entre outros fatores que não são pensados de forma que melhore o trabalho do professor que consequentemente vai refletir em sala de aula.

        A educação em nosso tempo, mais do que em qualquer outra época, é a chave para uma participação integral na sociedade. Um rapaz ou moça que não possa ler escrever, ou usar matemática está privado de qualquer oportunidade educacional. Um homem ou mulher sem uma boa escola fundamental e média está virtualmente afastado da educação superior, de muitas carreiras desejáveis, da participação em nosso sistema político, e da apreciação dos grandes tesouros estéticos da civilização. A sociedade que permite que um vasto número de seus cidadãos permaneça deseducado, ignorante, ou semi-alfabetizado desperdiça sua maior riqueza, a inteligência de seu povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com