TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação no Brasil

Por:   •  31/8/2019  •  Resenha  •  6.672 Palavras (27 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Resumo

Capítulo 10: Educação para a democracia

Aluna: Tawane magioli batista

RA: 11921862

Professor: Leandro Leal

Introdução

Este capítulo tem o enfoque apenas na educação geral no Brasil. Será analisado as principais questões da educação mundial de acordo com os três temas : contexto histórico, educação e pedagogia.

Em 1789 inicia a época contemporânea com a revolução francesa, onde houve a queda do antigo regime que visava a aristocracia da realeza e seus súditos e assim ter as conquistas da cidadania na construção das democracias atuais.

Neste período houve uma sobreposição dos ideais liberais da burguesia, sobre a concepção aristocrata do absolutismo dos reis. Porém, por mais que houvesse a exclusão de grande parte da população, foram sendo adquiridos mecanismos para uma maior participação dos cidadãos, muitas vezes apenas verbal e não executada.

Houve no seculo XVIII o desmembramento humano, adquirindo seu direito de pensar e agir, conforme seus direitos conquistados.

No século XIX foram tempos de conquistas das lutas revolucionarias , com igualdade a todos, porem esses projetos só foram colocados em prática no século XX.

Nesta época do seculo XX as mulheres e os analfabetos conquistaram o seu direito de voto , mais conquistas como a defesa dos direitos do cidadão , da mulher, da criança, do trabalhador, das etnias, das minorias, dos animais e da natureza. Mesmo com todas as derrotas de alguns projetos no final da ultima década, ainda no século XX foi a época das revoluções socialistas. Tempos de sofrimento e ameaças com manifestações neonazistas. Por esse lado os mais empobrecidos que buscavam o desenvolvimento têm provocado a intolerância nativista daqueles grupos.

Houve também a luta contra o apartheid, com as conquistas dos diretos dos negros e indígenas. Mas também aumentaram os ódios étnicos, o aumento das ciências e tecnologias que gerou o refinamento da racionalidade técnica, uma racionalidade que deixa para traz os valores vitais onde deixa o interesse econômico e a visão literalmente utilitarista e consumista..

Contexto Histórico

1. Conflitos do século XX

No século XIX houve a colonização da áfrica e da Ásia, devido a politica imperialista do capitalismo. No inicio do século XX no continente Europeu aconteceu a substituição pelo capitalismo de monopólios. As potências imperialistas chegaram no conflito armado da primeira grande Gerra ( 1914 -  1918 ). Neste período a Revolução  Russa de 1917 iniciou o primeiro governo socialista.

Após a Primeira Gerra, ficou marcante a influência econômica dos Estados unidos, principalmente na Europa.

Em 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova York, houve falências, desemprego em massa, assim como o empobrecimento da classe média e a demissão de operários.

A fim de um tranquilidade e evitar os ataques nazistas, os Estados Unidos criou o Estado de bem estar social ( Welfare state ) , assim o Estado Bom implantou medidas de controle da economia, o encorajamento a produção, garantindo a sociedade os seus direitos.

Em alguns países decorrentes da insegurança e insatisfação, foram geradas a expansão de ideias com extrema importância, que refletiu no Brasil com a ação Integralista e com o estado novo da era de adoração a Getúlio Vargas.

Para manter a paz mundial, após a segunda Grande Gerra ( 1939 – 1945 ), foi fundada a ONU organização das Nações unidas a fim de defender os direitos humanos, assim como a UNESCO com focos na educação.

Os Estados unidos conduziram a posição de liderança na economia mundial fortificada pelo poderio atômico, e pelo crescimento da indústria  bélica que despertou a corrida armamentista. No outro polo, a união soviética aumentava sua zona de influência, também com o poder bélico e atômico. A partir destes dois polos foi gerado a Gerra Fria , que ameaçava a paz mundial. A tensão aumentou com  a expansão do socialismo.

A Paulatina foi outro acontecimento importante na pós-guerra, que ocorreu a descolonização da Africa e Asia e muitas colonias aderiram o socialismo.

Com o fortalecimento do capitalismo, as multinacionais instalavam industrias em países não desenvolvidos a fim de encontrar mão de obra barata, chamados então de países do Terceiro Mundo.

Com a queda do Muro de Berlim em 1989, os países comunistas tiveram uma falência.

Em 1991 a União soviética foi incapaz de manter unidas as Repúblicas constituídas por diferentes nacionalidades.

Devido ao neoliberalismo, foram favorecidos alguns acordos, como por exemplo, a unificação do euro como moeda única na União Européia.

2. Movimentos sociais de contestação

Ainda no século XX houveram diversas manifestações, entre elas a mais importante chamados de movimento contracultura: Em 1950 os beats nicks, em 1960 os hippies opondo-se aos valores da sociedade industrial e de consumo. Em 1970 os punks e assim demais grupos em confronto com os valores de uma sociedade massificada pelo consumo e tecnologia.

Ainda a partir de 1960, houve a mobilização das minorias, grupos despossado de poder, o movimento nego, feminista, a revolução sexual, homoerotismo, todos em defesa dos direitos humanos. Além dos movimentos sindicais, com organização de greves revindicando seus direitos trabalhísticos.

Em 1970 os grupos de defesa da ecologia se destacaram devido a guerra nuclear, que ameaçavam a humanidade. A ONGs foram criadas em 1970 pelos grupos críticos, a fim de buscar soluções de problemas que afetam determinados seguimentos da sociedade que foram esquecidos pelo governo principal.

3. Uma mudança vertiginosa

Algumas mudanças ocorreram no século XX : Novas fontes de energia,urbanização, automação, desenvolvimento na medicina, bioengenharia,transportes, comunicações ( cinema, televisão, etc..), vivemos em uma época de sociedade da informação.

Ocasionou o estímulo á produção em massa, gerada pelo crescimento social. Ao final do século iniciou a robotização, sob os efeitos da cibernética.

Desenvolveu-se o setor de entretenimento e lazer, surgindo a Sociedade do Lazer. Na virada do século com as diferenças sociais acentuadas no mundo capitalista a fome aumentou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com