TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Grécia

Tese: Historia da Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  Tese  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

1- Contexto - Historia da Grécia.

• Arquitetura religiosa- Templos

O período considerado o mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C.Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore).

• Uso de colunas

Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.

• Ordem, beleza e geometria.

A arquitectura clássica tem como a ordem a beleza e a geometria.

• Racionalidade

A arte grega clássica foi uma arte racional, a expressão da comunidade e do homem/cidadão. Conseguiu aliar estética e ética, política e religião, técnica eciência, realismo e idealismo, beleza e funcionalidade, servindo a vida pública.

Obras arquitetônicas:

O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C

O Erecteion, também conhecido como Erectêion ou Erectéion (em grego Έρέχθειον, transl. Eréchtheion) é um templo grego consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu (mítico rei ateniense) que se conserva na Acrópole de Atenas.

Bouleuterion Grego. Local de encontro na antiga Grécia, onde se reuniam as assembleias populares e grupos representativos.

2- História da cidade de Mileto

• Mileto

Mileto (em grego, Miletos) é o nome de uma antiga pólis grega (cidade-estado) localizada na costa ocidental da península da Anatólia, na atual Turquia. É considerada o mais antigo dos assentamentos jônios, bem como a maisimportante de suas doze cidades, por cerca de 1400 anos, entre 700 a.C. a 700 d.C., sendo mesmo uma das primeiras cidades do mundo antigo para cunhar moedas.

Hoje, o local da antiga cidade abriga um grande número de ruínas dos prédios originais, incluindo um templo a Apolo e uma igreja bizantina. A escavações no local foram iniciadas por arqueólogos franceses em 1868, enquanto as pesquisas significativas iriam ser realizadas a partir de 1899.

• Possuia a melhor lã do mundo

Uma atividade econômica importante desenvolvida na cidade era a criação de ovelhas e Mileto produzia a melhor lã do mundo grego.

• Entrou em decadência, devido ao esgotamento de seus portos.

Ao contrário de seus vizinhos, Éfeso e Esmirna, Mileto tinha a vantagem de estar protegida de ataques terrestres vindos do interior devido à cadeia de montanhas que cercavam a área. Ao mesmo tempo, isso fez com que esta pólis grega fosse repetidamente assediada por invasores ávidos. A cidade finalmente, acabou por entrar em decadência devido ao assoreamento de seus portos.

3- Hipódamo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com