TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia de Sergipe

Por:   •  7/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.630 Palavras (31 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 31

História de Sergipe

Fábio Andrade

Tribos originais:

Línguas - tupi a Macro - Jê

Tribos -  Xocós, aramurus,carapotós, kaxogó, natu( nas margens do rio São Francisco), tupinambás, caetés e boimés ( região litorânea), aramaris, abacatiaras, e ramaris ( próximo a serra de Itabaiana) Kiriris ou carieis na região centro-sul, próximos ao rio Real.

*Principais lideres:

Baopeba (conhecido como Serigy) Aperipê, Surubi, Siriri, Japaratuba.

*Principal remanescente:

Xocós- Vivem na ilha de São Pedro no município de Porto da folha, às margens do Rio São Francisco.

Período Pré-Colonial

Primeiros contatos com os brancos europeus.

O litoral sergipano foi visitado em 1501 por uma expedição costeira comandada por Gaspar de Lemos.Nessa oportunidade, estabeleceram contato com os nativos em terra firme.

Nesse período, os franceses iniciam o escambo com os nativos em Sergipe. Pau-Brasil, pimenta e algodão.

Período Colonial

Início da colonização Portuguesa no Brasil:

*1534 – Martim Afonso de Souza também visita o litoral sergipano e faz contatos com os nativos.

*Os franceses continuam negociando com os nativos em Sergipe, mantendo boa relação.

* Em 1534, o atual território sergipano passou a fazer parte da capitania da Bahia, sendo doada por D. João III a Francisco Pereira Coutinho.

*A partir de 1549 com a instalação do Governo Geral em Salvador,a Capitania da Bahia foi comprada do herdeiro de Francisco Pereira Coutinho e transformada em capitania Real.

A Catequese dos Índios

Os Jesuítas:

Tem inicio a partir de 1575 os padres Jesuítas Gaspar Lourenço e João Salônio, foram fundadas as aldeias (missões) de São Tomé (rio Piauí), Santo Inácio (rio Vasa-Barris) e São Paulo (rio real).

No início até que os jesuítas conseguiram atrair os índios para as catequeses, porém, os soldados que deveriam dar proteção aos padres tornaram-se muito violentos com os índios, saqueando as aldeias e raptando as mulheres gerando a revolta dos índios que expulsaram os soldados e os jesuítas, iniciando um período de desavenças entre as partes.

A Conquista de Sergipe

Os principais motivos para o conquista do território sergipano foram:

-Tomar posse das terras dos índios e escravizá-los.

-Ligar por terra as capitanias de Pernambuco e Bahia.

-Criar gado e plantar cana-de-açúcar.

-Expulsar os franceses da região

-Iniciar a exploração de minérios no sertão.

Além disso, havia grande interesse do governo português e de pecuaristas baianos  em conquistar as terras sergipanas.

A primeira investida no território se deu em 1575, comandada pelo governador da província baiana Luis de Brito. Foi marcada por muita violência, escravidão e morte de índios (o cacique Surubi morre em combate). Muitos foram escravizados e levados para a Bahia. A grande maioria morreu nas primeiras semanas pelos maus tratos e por doenças.

No final de tudo a conquista foi um fracasso, pois o numero de índios escravizados foi pequeno e não se deixou nenhuma marca no território identificando a conquista.

Em 1590, no entanto, sob o comando de Cristovão de Barros, uma grande batalha de extermínio foi posta em prática no território sergipano, exterminando praticamente todos os índios de aldeia por aldeia, num grande massacre contra esses nativos.

Imediatamente foi construída a cidade de São Cristóvão (01-01-1590) na barra do rio Sergipe (onde atualmente se encontra a cidade de Aracaju) sendo o primeiro marco da colonização portuguesa em território sergipano.

Foram edificadas uma igreja, um presídio e um arsenal de armas (grande paiol)

Tomé da Rocha fora escolhido como o capitão-mor da nova capitania.

Anos mais tarde a cidade fora transferida de local em função da fragilidade da localização e maior possibilidade de ataques dos franceses. Primeiramente para uma colina próxima ao rio Poxim (1596) e depois de forma definitiva (1610) para as margens do rio Paramopama, afluente do rio Vasa-barris;distante 24 quilômetros do litoral.

A Origem do nome Sergipe

No inicio a região era denominada de “Os sertões do rio Real”, depois há uma forte hipótese que o nome fora modificado para Sergipe por associações aos termos tupis:

Seriípe ( rio dos siris), Sirigi e sirigipe.

Por já haver na Bahia uma localidade denominada Sergipe do Conde, a nova província passou a ser denominada Sergipe Del Rei pois fora o  Rei de Portugal que determinou e custeou a invasão do território sergipano.

A Colonização de Sergipe

No início houve inúmeras dificuldades para a concretização da colonização principalmente por:

* Ataques constantes de franceses, apoiados pelos poucos nativos locais e povos franceses habitando o interior da província. Tais ataques só tiveram fim a partir e 1601, quando foram expulsos definitivamente do território.

* Ataque de índios que lutavam, bravamente pela defesa de suas terras.

De maneira real, a conquista do território sergipano se deu de sul para o norte, através de Sesmarias com vilas que começaram a ser fundadas na região do rio Real e do Rio Piauí, no sul da capitania e em terras banhadas pelos rios Vaza-Barris, Cotinguiba e Sergipe.

Atividades econômicas:

*Criação de Gados -(principal atividade econômica da Capitania), responsável pela ocupação do interior, praticada m grandes latifúndios, presença dos Garcia D’Ávila e Conde da Torre.

*Cana de açúcar – introduzida a partir de 1602 no sistema de plantations, surgem os primeiros engenhos de açúcar.

*Mineração – inúmeras expedições foram realizadas ao interior na tentativa de encontrar metais preciosos; todas sem sucesso.

Os Holandeses em Sergipe

As principais razões para a presença holandesa no território sergipano foram:

*Recolher parte do rebanho sergipano (criado solto).

*Controlar a cidade de São Cristóvão

*Atacar Salvador.

*Construir fortes no território.

A invasão se deu em 1637 sob o comando de Sesgimundo Van Schoppke com tropas saído do Forte de Maurício(atual Penedo). O comandante português era o Conde Bagnuolo que deu ordem para que tudo fosse destruído, incendiado ou morto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com