TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Radio no Brasil

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

No Brasil em 1893, o padre e cientista Roberto Landell de Moura, teve suas invenções expostas a publico, que por sua vez, seriam de suma importância para a história do rádio.  As engenhocas do padre realizavam vários feitos, tais como: telegrafia fonética sem fio (facilitando a comunicação entre duas pessoas sem serem interrompidas por um terceiro), telefonia com fio e sem fio e etc.

Oficialmente em sete de setembro de 1922, no Brasil o rádio teve sua primeira transmissão nas comemorações do centenário da Independência do país. Que teve como mentor do projeto Edgard Roquete Pinto (o pai do radio brasileiro), que influenciou a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos para a transmissão do pronunciamento do então presidente da república Epitácio Pessoa.

Década de 20

Depois da primeira transmissão do rádio no Brasil que foi o pronunciamento do então presidente Epitácio. Surge então, a primeira rádio brasileira a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que foi fundada em 1923, e que sua renda era mantida por seus ouvintes que eram associados da rádio. Tempos depois, surge a Sociedade Rádio Educadora Paulista, a PRA-E.

E nesse início do rádio, as primeiras emissoras eram clubes ou sociedades feitas por amigos e, em geral por curiosos e encantados por tal novidade.

Década de 30

Nesta década teve o surgimento de varias rádios produzindo diversos tipos de programação, mas a  PRB 9 – Rádio Record de São Paulo, teve de grande importância para o noticiário jornalístico do radio no país. Foi a primeira emissora a fazer cobertura sobre a revolução de 30 e foi considerada como a porta voz da Revolução Constitucionalista de 32.

Até o presente momento o esporte ainda não havia tido espaço na radio. Mas foi em 19 de julho de 1931 pela Radio Educadora Paulista que o futebol teve a sua primeira narração, na voz de Nicolau Tuma, narrando o confronto entre as seleções de São Paulo e do Paraná no Campo da Floresta.

Década de 40

Tem o surgimento da primeira rádio novela do país, a “Em busca da Felicidade” que foi transmitida pela Radio Nacional do Rio de Janeiro. Tempos depois, tem vários surgimentos importantes para o rádio da época que foi: o primeiro jornal falado do rádio “ Grande Jornal Falado Tupi”, aparece também, o mais importante noticiário de todos os tempos o “ Repórter Esso”,  noticiando fatos importantes sobre a 2ª Guerra Mundial. E também foi a década dos programas humorísticos invadir as ondas sonoras com programas de Chico Anysio.

A criação da Associação Brasileira de Rádio (ABR) foi fundada em 1944, entidade cuja sua criação foi elaborada para regulamentar a profissão de radialista e também para a criação do código Brasileiro de Radiodifusão.

Década de 50

No início da década teve a inauguração da TV TUPI de São Paulo, a primeira emissora de televisão do país e com isso o rádio teve que se inovar para não perde sua audiência.

Com o inicio da concorrência com a Era da Imagem (TV), o rádio começou a se transformar e passou a criar mais conteúdos ecléticos com programações varias para o seu publico.

Nessa época surge na Radio Cruzeiro do Sul, a Emilinha Borba que foi considerada a rainha do rádio por lançar diversos cantores de sucesso. E nesse mesmo período surge Cauby Peixoto com o novo programa de auditório que fez muito sucesso na época.

Década de 60

Com aspirações de buscar novos ares o rádio a criar programação voltada para as classes mais altas com programações selecionadas de musicas e noticiários nacionais e internacionais.

Década que o rádio ganha mais estrutura nas partes burocráticas com a fundação da ABERT ( Associação Brasileira de Rádio e Televisão), e teve o início da propaganda política gratuita no rádio e na televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com