TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do brasil

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Os meios de comunicação de massa estão presentes cada vez mais no cotidiano das crianças e dos adolescentes. As informações diárias são adquiridas por meio deste tipo de comunicação, desta forma fica evidente que a educação das crianças e dos adolescentes, atualmente, não são papéis apenas dos pais e da escola. Os meios de comunicação de massa se tornaram peças fundamentais na educação informal, interferindo na formação de valores.

A fotografia desempenha um papel muito importante na preservação de atividades cotidianas, políticas, culturais e sociais e nos faz olhar o passado e o presente de maneira que podemos entendê-los sob nossa ótica e sob a ótica de nossa época. Contudo, para ensinar com a ajuda de imagens o professor deve ter em mente que a fotografia funciona como um mediador cultural, ou seja, atua na interação entre conhecimentos prévios e novos conhecimentos. Esta interação ocorre de forma dialógica, onde está presente a idéia de múltiplas vozes, o contato com várias linguagens para se construir um novo conhecimento

Dentro da linha teórica de História e Ensino onde este projeto se enquadra, o uso da fotografia como documento histórico e fonte de pesquisa no ensino de História pode ser um instrumento significativo, por fornecer aos professores importantes recursos que o auxiliam em sua tarefa de promover a aprendizagem dos alunos Devido às cenas recortadas e representadas na imagem congelada que, além de conter informações novas sobre os fatos históricos, que auxiliam na formação de alunos capazes de raciocinar historicamente, criticamente e com sensibilidade sobre a vida social, material e cultural das sociedades, têm também o potencial de despertar o interesse dos alunos, uma pré-disposição em aprender. O uso da fotografia, na sala de aula, permite o contato dos alunos com o documento ou fonte histórica e a reflexão sobre um tema. O trabalho com a foto também contribui para que o aluno realize uma leitura reflexiva sobre as diferentes imagens encontrada no cotidiano. Portanto, as fotografias como descritas aqui, devem ser utilizadas como conteúdo no ensino de História, já que elas possuem muito do seu tempo e do tempo que querem retratar. Essas gravuras abrem um leque de possibilidades para o conhecimento do passado, sendo ainda um ponto positivo na formação do aluno, que aprendendo a ler as imagens na escola, poderá ler o mundo a sua volta, podendo assim ser um cidadão mais crítico com a sociedade a que pertence.

DESENVOLVIMENTO

O uso de fotografias como documento histórico no ensino de história é uma necessidade constante do professor, que fala de um tempo e, senão também de um espaço, que não é do aluno. A visualidade colabora com a percepção da representação sobre o tempo histórico. A saturação das imagens presentes no mundo atual não colabora, entretanto, para a compreensão crítica da realidade social. Entretanto, “o educador precisa usar as imagens para lê-las criticamente, como parte das representações da sociedade, carregadas de intenções ideológicas, produzidas com finalidades diversas para atender a demandas”. (KOEHLER, 2008). No entanto, são carregadas de signos que revelam a cultura e os valores dos grupos sociais. Ao ler as fontes históricas imagéticas podem-se compreender as representações sociais de cada época, bem como desvendar o seu processo de produção e recepção. Dessa forma colabora-se para que o aluno tenha uma leitura mais crítica das fotografias do seu cotidiano também. A todos os professores e futuros professores de História, é de extrema importância o aprofundamento dos conhecimentos na utilização dos recursos imagéticos fotográficos no campo da pesquisa histórica, assim como em sala. Boris Kossoy afirma que “as fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para decifração de seus conteúdos, e por consequência, da realidade que os originou”. (KOSSOY, 2001: 32.

Assim, a análise de fotografias em sala de aula torna visíveis realidades desconhecidas, haja vista que estas foram construídas num tempo histórico diferenciado dos alunos, dessa forma eles conhecem o seu tempo histórico e o do Outro. No entanto a análise do documento fotográfico no ensino da história possibilita a concretização dos conteúdos procedimentais, isso ocorre graças aos pressupostos da História Nova que contemplam novos objetos e novas abordagens. O impacto disso no ensino consiste em não se restringir apenas ao livro didático, várias formas de documento podem ser utilizadas e os estudantes podem experimentar o ofício do historiador analisando estas fontes, ou seja, ele vai saber fazer o ofício do historiador. Porém, com a análise de fotografias o aluno precisa observar, interpretar e exercitar a expressão oral e escrita e fazer uso da intertextualidade, já que é necessário fazer um confronto entre a fotografia e a fonte escrita, assim como fazem os historiadores em suas pesquisas. Obviamente, o domínio teórico das ferramentas para a análise do documento histórico em sala de aula não garante em si que esta práxis se concretize, pois a análise de fotografias de um modo geral, entretanto, pode orientar o professor a conduzir a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com