TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação Fisica

Artigo: História Da Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  5.201 Palavras (21 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 21

Civilizações Orientais da Antiguidade

As primeiras Civilizações do período histórico, são as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses.No período histórico da

Antiguidade já se torna possível uma análise mais apurada das atividades físicas, pois os povos tornam-se civilizados e muitas de suas atividades foram registradas por meio da escrita.

No Oriente as atividades físicas adquirem finalidades de ordem: Guerreira, Terapêutica, Esportiva, Educacional muitas vezes relacionados à religião. É com os CHINESES, HINDÚS, EGÍPCIOS, entre outros povos do oriente que começa realmente a História da Educação Física.Os dados históricos sobre a China datam, mais ou menos 3.000 anos a.C. Muitas das práticas desportivas que perduraram durante vários séculos, datam dessa época; Da mesma forma, os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, surgiram nesse período, usados principalmente para combater as endemias.

Ginástica terapêutica CONG-FOU (homem que trabalha com arte, o GINASTA), teria surgido por volta de 2.700 a.C. Essa atividade consistia em uma série de posições nas quais o corpo era colocado durante certo tempo para que o paciente respirasse segundo certos métodos, indicados de acordo com a doença a tratar.

As atividades físicas entram em declínio na CHINA, quando filósofos e preceitos da religião budista, começam a incutir no povo uma filosofia de inação; O costume de sentar-se para meditar, para a conquista da saúde corporal e da tranquilidade mental, leva o povo chinês ao estilo de vida sedentário. Merece destaque a Yoga, conjunto de exercícios ginásticos relacionados a doutrina, que objetiva a purificação do corpo e a identificação do homem com sua essência divina; Hatha-yoga, ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada.

Povo que consagrava a realização de EXERCÍCIOS CORPORAIS e as PRÁTICAS HIGIÊNICAS; As atividades físicas mais difundidas eram: Corridas; Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.

Podendo ser citadas ainda a esgrima e a equitação, como atividades muito praticada que a GINÁSTICA – Realizada s/ aparelhos prioriza: Flexibilização e Destreza.

Dentre os costumes, estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como CAPACIDADES FÍSICAS (equilíbrio, força, flexibilidade e resistência). Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

A LUTA parede ter sido uma das práticas favoritas; em um túmulo foram encontradas pinturas que reproduzem mais de 120 fases de jogos e de lutas corporal. A reprodução dos detalhes técnicos é tão perfeita que o artista, seguramente, estaria presente no local das atividades; As pinturas apresentam DANÇAS expressionistas, ginásticas, imitativas, guerreiras, satíricas, fúnebres e religiosas.

Muitos exercícios acrobáticos praticados hoje, já eram do domínio dos egípcios – grupos de profissionais convidados para as grandes festas.

Os jogos com bola eram muito praticados – nos MUSEUS do Cairo, Londres e Berlim, encontram-se bolas forradas de couro multicolorido.

A cdos Povos Orientais da

Antiguidade

A Civilização Mesopotâmica ( Resumo geral)

- Atual Iraque. Uma terra entre os rios Tigre e Eufrates; O patesi era o representante de Deus em uma sociedade de base agrícola.

- Sumérios: organizados em cidades-estados (Ur, Uruk, Nipur, Lagash), constituíam a base cultural da

Mesopotâmia : astrologia, escrita zigurates,etc.

- Acádios: Sargão I.

- tentativa de unificação política.

- Amoritas(Antigos babilônios): Código de Hamurábi ( Lei do talião: “olho por olho, dente por

dente” mas as punições variavam de acordo com o grau social do infrator e da vítima).;

- Assírios: militarismo e crueldade. Região de passagem, exército, solo árido.

- Caldeus (Neo-babilônios): apogeu com Nabudodonosor. Escravizaram os judeus (Cativeiro babilônico) e

realizaram grandes obras públicas como os Jardins Suspensos da Babilônia.

Educação física dos mesopotâmicos

Os mais antigos habitantes da Mesopotâmia foram os sumerianos (turaninos), vindo talvez do Turquestão. Só muito mais tarde aí se estabeleceram os Semitas. os quais assimilaram a religião e os costumes dos sumerianos, conservando porém a sua língua que impuseram aos vencidos. As duas raças fundiram-se, principalmente, na região da Caldéia, predominando, contudo na Assíria, o elemento semita. Admite-se que, na Mesopotâmia, tenha surgido a "Cunha da Humanidade", pelos seguintes argumentos:

a) Nela apareceram os primeiros homens e se multiplicaram até o Dilúvio universal;

b) Nela se reconstituíram os nossos ancestrais para logo se dispersar pelo mundo, ante confusão dos idiomas, na Torre de Babel; c) Nela todas as raças deixaram seus representantes.

Atribui-se aos Assírios e Caldeus uma origem comum, de vez que viveram juntos, por espaço de como a fisionomia, a vestimenta, o culto, o idioma e a escrita; ambos tinham o corpo vigoroso, nariz grosso e olhos grandes que davam ao rosto uma muitos séculos, mantendo os mesmos caracteres,tais expressão de energia. Os assírios depois se separaram, desenvolvendo-se rapidamente e, a partir desse momento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com