TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Química 100 Descobertas

Artigo: História Da Química 100 Descobertas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

UNINORTE – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

CURSO: CIÊNCIAS BIOLOGICAS TURMA: CBM O1S2

DICIPLINA: QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA

A DESCOBeRTA DE ELEMENTOS QUÍMICOS

Manaus - AM

2011

Marcio Pereira

Maria Antônia

A DESCOBERTA DE ELEMENTOS QUÍMICOS

Relatório apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da UNINORTE - Centro Universitário do Norte, como parte dos requisitos básicos para a avaliação da disciplina de Química Geral e Inorgânica, sob orientação da professora Rebecca Freire de Castro

Manaus-AM

2011

1. INTRODUÇÃO

É difícil precisar uma data para o surgimento da Química já que essa ciência estuda a matéria e suas transformações. Mas um fato foi importante para o desenvolvimento dessa ciência - o surgimento do fogo. O principio do domínio da química é o domínio do fogo. Há indícios que há mais de 500.000 anos, como o Homus erectus, algumas tribos teriam conseguido aperfeiçoar esta técnica que é uma das técnicas mais importantes até hoje.

Os primeiros a olharem a matéria e suas transformações de um modo a tentar explicar sua constituição foram os gregos. Na Grécia antiga foi Empédocles o primeiro a considerar a matéria como sendo a junção de quatro elementos básicos: fogo, água, ar e terra, para ele esses elementos seriam indestrutíveis e podendo sofrer grandes transformações. Posteriormente outro filósofo grego muito importante chamado Aristóteles tomou como base as idéias de Empédocles para afirma que os quatro elementos constituintes da matéria, podiam ser diferenciados por suas propriedades, desse modo o fogo seria quente e seco, a água seria fria e úmida o ar quente e úmido e a terra seria fria e seca. As transformações que a matéria sofria eram explicadas quando uma dessas propriedades era alterada, assim para o ar se transformar em água bastava aquele passar de quente para frio.

Durante muito tempo alquimistas acreditaram que metais poderiam ser transformados em ouro com ajuda de uma “coisa” chamada “pedra filosofal”.Esta “pedra filosofal” nunca foi encontrada pelo que se sabe porem, muitos elementos foram descobertos nessa época. No inicio do século XIII alguns alquimistas começaram a acreditar que a procura por essa “pedra” era fútil. Eles acreditavam que os alquimistas poderiam ajudar mais a humanidade descobrindo novos produtos e novas maneiras para melhorar a vida.

Um importante líder neste movimento foi Philippus Theophrastus Aureolus Bombastus Von Hohenheim. Ele acreditava que a alquimia deveria ser usada para busca da cura de doenças. Acreditava ainda que sal, enxofre e mercúrio poderiam dar saúde se combinados nas proporções corretas. O último químico influente nesta era foi Robert Boyle. Em seu livro: "O Químico Cético", Boyle rejeitou as teorias científicas vigentes e iniciou uma listagem de elementos que ainda hoje é reconhecida.

No século XVII ao início do século XIX os cientistas estavam utilizando “métodos modernos” de descobertas, testando teorias com experimentos. Uma das grandes divergências nesse período foi a teoria da combustão. Johann Joachim Becher e Georg Ernst Stahl propuseram a teoria do “folgisto”. Diziam que uma “essência” (de cor ou dureza amarela) era responsável pela combustão. Joseph Priestly foi o primeiro a provar que o oxigênio é fundamental à combustão. Ambos, oxigênio e hidrogênio foram descobertos nessa época. Antoine Laurent Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combustão. Esta era marcou um período aonde os cientistas usaram o "método moderno" de testar teorias com experimentos. Isso originou uma nova era, conhecida como Química Moderna, na qual muitos se referem como Química atômica.

OBJETIVOS:

Conhecer a história da química

O descobrimento da existência de elementos químicos

TEORIA OU ASSUNTO

Hennig Brand A descoberta do fósforo foi uma façanha do alquimista alemão Hennig Brand (1630-1710), graças à sua tentativa de produzir ouro a partir da urina. Em 1669 Brand reuniu 50 galões de urina no porão de sua casa e adicionou-lhes produtos químicos que foi escolhendo arbitrariamente. A pasta resultante foi submetida a um processo de destilação, cujos vapores deveriam transformar-se em ouro quando resfriados em água.

Boyle, químico e físico de origem anglo-irlandesa, nasceu em Lismore Castle em Munster, Irelanda, a 25 de Janeiro de 1627, e morreu a 30 de Dezembro de 1691, em Londres. Boyle é por vezes chamado de "Pai da Química moderna".

No inverno de 1641 foi a Florença onde estudou cuidadosamente as obras de Galileu, que o orientaram no sentido da filosofia mecanicista. Foi um dos primeiros investigadores que tentaram dar forma científica ao atomismo dos Antigos, opondo-se à teoria dos quatro elementos de Aristóteles e às teorias de Paracelsus.

Com a obra The Sceptical Chemist abriu uma nova era na história da Química, predefinindo, ainda de modo algo vago, os modernos conceitos de "átomo" e de "molécula". Boyle é considerado o fundador da análise química devido aos seus estudos sobre a composição dos corpos.

Johann Joachim Becher. Em 1667 Johann Joachim Becher precursor da química, estudioso e aventureiro, mais conhecido por seu desenvolvimento da teoria do flogístico da combustão. Nessa altura a noção de elemento era diferente da noção actual. Várias teorias sobre os elementos forapresentadas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com