TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da África Pré-colonial E Dos Africanos No Brasil

Artigos Científicos: História Da África Pré-colonial E Dos Africanos No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

Quando nos referimos a história da África, de africanos ou de afro-descendentes, tudo nos leva a imaginar como era ou é este belo e maravilhoso continente, mas, muitas vezes nos equivocamos ao pensá-lo como um todo, como um único bloco, como se todos tivessem a mesma cultura, o mesmo modo de vida, a mesma religião; como se todos fossem um povo desprovido de conhecimento, ou seja, um povo sem características próprias, imaginados pelos europeus, com seu olhar de “superiores”.

Ao olharmos para a África e a estudarmos, temos que nos distanciarmos ao máximo das nossas convicções, e para isso precisamos de um olhar muito acurado, vendo o outro de forma a me ver no outro, considerando o que é importante e relevante, num estudo sobre esse continente.

Ao nos perguntarmos o que é importante considerar nas pesquisas referentes à história das populações africanas no Brasil, precisamos levar em conta o legado de pertencer a um povo, nação, grupo, tribo ou clã que tem suas raízes no continente africano. Mas como redefinir, incluir e aprofundar o estudo sobre a multiculturalidade, para a afirmação das populações afro-descendentes, mostrando que temos uma história tão importante quanto a de outros povos que são estudados e narrados em nossos livros, como os heróis do “Novo Mundo”?

Precisamos compreender os fragmentos da história dos afro-descendentes na diáspora africana, afirmando elementos que os dignifiquem, excluem e incluem, mostrando a resistências destes povos e comunidades, fortalecendo e enriquecendo os conteúdos ministrados no ensino escolar. Não poderemos apenas nos basear ou nos situarmos, que a partir de agora, temos que “trabalhar” a história da África e de afro-descendentes em algumas disciplinas da matriz curricular. Temos que termos claro, que a situação sócio-econômica e cultural da África atual, é o cenário de grandes e violentas guerras, que extrapolaram os séculos, desde a situação pré-colonial, sua organização entre os vários povos, reinos, tribos, comunidade e clãs, até o instante em que foram invadidos por outros povos, principalmente europeus, que tentaram ditar suas regras e modos de vida.

O tráfico negreiro provocou na população uma ruptura dramática, pois cessam o crescimento das produções materiais dessas sociedades ao mesmo tempo que surgem “reis” que controlam e que capturam pessoas para o comércio, incentivado pelos compradores europeus, que se torna rico e centralizador das riquezas e comercializador de escravos. Quanto a colonização européia, que agora não pretende eliminar ou escravizar esse povos, tenta subverter as culturas africanas, com seu modo de pensar e agir, além, da passagem violenta e sangrenta para a independência dos estados africanos. Como conseqüências, todo o continente africano sofre sanções e o exílio das grandes decisões globalizadas.

Para entendermos a história das populações africanas e afro-descendentes no Brasil, para valorizarmos e vermos que é importante o estudo das comunidades de afro-descendentes, precisamos levar em conta a composição dos grupos populacionais que formam ou formaram a parte ocidental da África. Precisamos conhecer a história dos grandes reinos africanos, pois é fundamental para entender a origem e a força deste povo.

Precisamos conhecer a arte, os ritos, os mitos, as línguas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com