TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Brasil

Ensaios: História Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Descobrimento do Brasil

No ano de 1500, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras, 13 caravelas comandadas pelo fidalgo português Pedro Álvares Cabral avistaram terra na região do Monte Pascoal. Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existisse uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz. Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz. Após a descoberta do pau- brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome que possui atualmente de Brasil.

Muitos críticos salientam que o emprego do termo “descobrimento” é baseado em uma visão eurocêntrica, uma vez que já existiam muitos povos indígenas habitando o Brasil. Para evitarem guerras e disputas territoriais, a fim de melhor poderem explorar as novas terras, Portugal e Espanha elaboram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. O Tratado estabelecia que Portugal ficasse com as terras a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde) e a Espanha, com terras a oeste desta linha.

Mesmo após a descoberta de uma potencial área de exploração, Portugal ainda mantinha seu foco no comércio com as Índias, visto que as especiarias da região eram muito apreciadas. No Brasil, passaram a explorar unicamente o pau-brasil, uma árvore possuidora de uma madeira de tom avermelhado muito comercializada no velho continente.

Para a exploração do pau-brasil, os portugueses usavam o trabalho indígena por meio da política do escambo: os colonizadores davam insignificantes presentes (espelhos, apitos, etc.) em troca do trabalho indígena.

A partir de 1530, após a expedição de Martin Afonso de Souza, Portugal passou a se interessar mais pelo Brasil, visto as potencialidades de exploração. Além disso, muitos piratas estrangeiros roubavam ilegalmente o pau-brasil, crescendo também a ameaça de uma ocupação estrangeira definitiva. Assim, a metrópole decidiu, de fato, colonizar o Brasil, resultando na experiência do plantio de cana-de-açúcar e do surgimento do sistema de capitanias hereditárias.

Brasil Colônia

Estabelecendo um grande número de questionamentos, o Período Colonial conta com questões que fazem referência à chegada do europeu às terras brasileiras, onde os principais fatos ocorridos nesta época que vai de ... a .... foram os diferentes projetos lusitanos de exploração, as principais revoltas nativistas, indo até as primeiras revoltas que ensaiaram o processo de independência do país. Esta época foi marcada pelo intenso comércio de escravos provenientes da África para substituir o trabalho indígena não muito eficiente.

Apesar do Tratado de Tordesilhas assinado por Portugal e Espanha, que visava certa ordem na expansão marítima e outros importantes tratados, países como Inglaterra, França, Holanda e Espanha ignorava-os e freqüentemente o Brasil era invadido pelas riquezas naturais que eram abundantes e pela ambição de conquistas e colonizações inerente aos Europeus nos séculos XIV e XV.

Nesta mesma época, o Brasil constantemente se reorganizava política e geograficamente a fim de atender aos interesses da Corte Portuguesa, criando para isto as Capitanias Hereditárias, onde cada membro de altíssima importância da Corte era nomeado Governador de cada uma delas.

De tempos em tempos, a sociedade brasileira até então formada pela elite dominante, a Corte Portuguesa, pela burguesia formada por comerciantes e intelectuais, e pelos escravos e índios, se revoltavam contra os poderes de Portugal, pela intensa cobrança de altíssimos impostos, por boicotes aos produtores locais, pelas injustiças referentes à cobrança de impostos em importações de mercadorias e pela incrível ostentação da elite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com