TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Brasil

Trabalho Universitário: História Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução: Este trabalho abordará, com base no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, as questões sociais e conflitos da época da Revolução industrial, O nascimento do Serviço Social, O Serviço Social no Brasil e a Participação da Igreja Católica e por fim, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social.

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social

O filme Tempos Modernos se passa na época da Revolução Industrial, um tempo em que as leis trabalhistas não estavam regulamentadas visando a proteção e os direitos do trabalhador, apenas se preocupavam com o lucro da classe Dominante. Os donos das fábricas visavam apenas o lucro e exploravam de todas as formas a classe dos operários. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O personagem de Chaplin tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, retrata ainda a luta de classes. Os burgueses controlavam o poder político e econômico que com isso mantinham a classe menos favorecida, submissa aos seus desmandos. O filme ainda mostra as Reivindicações da classe trabalhadora, que não suportando mais a exploração, precisou protestar pelos seus direitos. Essas manifestações tinham um intuito de mostrar que o homem não era uma máquina, que esforço físico repetitivo sem descanso podia deixar o trabalhador inválido e que antes de empregados eram humanos e precisavam ser tratados como tal. Nessa época a desigualdade Social era gritante, problemas como falta de moradia, pobreza e questões de saúde, predominavam na classe operária.

E o que a história deste filme, tem haver com a do Serviço Social? É que devido a tamanha exploração a que era submetida a classe trabalhadora e dificuldades da classe, a pressão feita pelos donos do poder, trás a necessidade de ajuda aos trabalhadores e aí começa a surgir a necessidade de que alguém que apoie a classe menos favorecida, ajudando realmente quem precisa. Os ricos faziam uma falsa caridade cheia de segundas intenções, e a igreja que só tentava se manter no poder, dando uma ajuda que mantinha os pobres dependentes dos ricos, que não dava oportunidade de crescimento ou aprendizado a população pobre para não perder o domínio do poder político e econômico.

A igreja católica teve um papel muito importe no surgimento da profissão de serviço social, que começou como caridade de realiza aos menos necessitados. O cristianismo foi fundamental para serviço social, já que suas virtudes eram baseadas na fé, esperança e na caridade. São formas de Aquino que foi um monge que organizou a doutrina da igreja católica, também afirmou como um dos pilares da fé e da justiça social para com os mais humildes a caridade. Foi na igreja que a caridade aos pobres começou mesmo que de maneira errada, relacionada ao beneficio próprio e uma classe rica e dominadora, a caridade aos pobres e a fé, a base do serviço social.

Por volta de 1930 com o processo de industrialização e intensa urbanização no país, traz novidades tecnológicas e consequências sérias para os operários.

Com as inovações tecnológicas trazidas pela revolução industrial o trabalhador foi obrigado a se submeter ao trabalho assalariado constituindo assim a classe dos proletariados, onde o trabalhador está subordinado ao domínio do capital.

Com o intenso desenvolvimento capitalista aumentavam a necessidade de mais operários e muitos foram atraídos para os centros comercias, pois no campo havia uma escassez de emprego, e viam uma esperança de qualidade de vida nas cidades. Daí houve uma migração numerosa de famílias para as grandes cidades, um crescimento desordenado, causando inúmeros problemas como a falta de moradia, fome, doenças e entre outros fatores sociais acarretados pela a expansão da pobreza.

O sistema capitalista trouxe consequência graves para a sociedade menos favorecida, onde havia uma dominação sob o controle da burguesia que mantinham o poder absoluto do capital, ou seja, o lucro, mesmo que extraído através da exploração da força do trabalho daqueles que nada tinham, e com a tecnologia muitas maquinas ocuparam os lugares dos trabalhadores causando um grande número de desempregados, porém os que conseguiam garantir seus empregos eram forçados a horas de trabalhos, más condições para exercerem suas funções, essa exploração que não excluíram mulheres e crianças causando ainda mais problemas em relação a doenças, porem objetivavam ainda mais a concentração do poder da burguesia, uma classe que representava apenas uma minoria da sociedade.

Diante de tantos problemas cometidos pelo sistema capitalista os operários passaram a reivindicar seus direitos a lutar contra a exploração de sua mão de obra, organizando-se em protesto da classe trabalhadora por justos salários, pela diminuição da jornada de trabalho e pela dignidade de ser humano. Assim buscando mudar ou transformar as condições que se encontravam para condições melhores de vida.

Com as reivindicações operárias houve um amadurecimento de estratégias na busca de seus interesses, visando melhorias tanto financeiras quanto profissionais. Essas estratégias incluíram a especialização em diversas áreas do conhecimento no qual trouxe novos inventos e novas técnicas especializadas no processo de trabalho.

Nesse contexto, o conhecimento específico torna-se um papel significativo no processo de capacitação e transformação da prática do trabalho.

Na época a Igreja Católica cumpria uma função de assistência social, também para recuperar o domínio da sociedade e impor de certa forma sua doutrina, porém investia nas ações sociais juntamente com a burguesia, pois era necessário controlar a grande massa operária.

Em 1932 e fundado em São Paulo o Centro de Estudos e Ação Social, e em 1937 no Rio de Janeiro, enfim o Serviço Social surge no Brasil como resposta a questões sociais.

E foi no inicio de 1965 após o final da 2ª Guerra que o Serviço Social viu-se preocupado em se adequar aos problemas, buscando uma referencia teórica para a prática da profissão, com mais autonomia e assim foram promovidos vários seminários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com