TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Brasil

Ensaios: História Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 14

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

1. Por que se afirma que os portugueses tinham uma relação antiga com o mar?

R. Os portugueses tinha essa relação antiga com o mar porque desde o século XIII, a renda desse povo estava diretamente ligada ao mar. À base econômica deles se dava através da pesca e extração do sal. Através dessas atividades pequenas cidades começaram a surgir no litoral português, fazendo com que o comércio local viesse a se desenvolver.

2. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R. Durante o século XV os europeus tiveram bastante lucro através do comércio ocidental, mas, com a tomada de Constantinopla a comercialização de produtos que eram vendidos a preços altos pela Europa, passou a ficar bem difícil. A partir desse fato os portugueses começaram a estudar novos meios de chegar até as Índias (Brasil), para que assim pudessem participar do desse comércio.

3. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo e outras publicações.

R. Ao chegar aqui os estrangeiros ficaram encantados com a abundância encontrados nas terras brasileiras. Chegaram a compara-la com um paraíso. Ao encontrarem os índios ficou evidente para eles a grande diferença existente. De imediato o rei não recebeu boas noticias, pois foi descrito à ele que se tratava de um povo de grande ingenuidade. Que eram homens e mulheres de cor parda, que andavam nus, que nem mesmo cobriam suas vergonhas. Até então as riquezas dessa terra não tinham sido descobertas.

4. Fale sobre o trabalho escravo na América Portuguesa. Por que os navios negreiros também eram chamados de navios tumbeiros?

R. Inicialmente os colonos optaram por escravizar os índios. Mas com o desenvolvimento do comércio açucareiro e com os problemas que os índios começaram a apresentar (fuga, não dar conta do trabalho, entre outros), os colonos passaram a traficar escravos africanos para fazerem o trabalho. Com esse tipo de mão de obra os problemas iriam diminuir, pois seria muito mais fácil controlar um povo que não conhecia a terra nem a língua onde estavam. Durante o transporte desses escravos muitos morriam por conta dos maus tratos, e da falta de infraestrutura, muitos ficam doentes, outros de recusavam a comer ao entrar em profunda depressão. Sendo assim morriam também. E por isso os navios que transportavam esses escravos eram também conhecidos como tumbeiros.

5. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R. Para defender o ouro do Brasil, das mãos dos portugueses que estavam passando por uma grave crise, a elite mineira passou a defender uma ideia de liberdade. Dentre os planos estavam, a proclamação da republica, a criação de uma universidade em Villa Rica, entre outras ideias bem relevantes para época. Um dos cabeças desse plano era Tiradentes. Que logo foi morto a mando do governo, que surpreendeu a todos com tal decisão. Tiradentes foi o único a ser morto. Sua morte foi marcada pela violência e pela exposição, já que foi executado em praça publica.

Em meados do século XVII a produção de açúcar no Brasil entrou em forte decadência por conta da produção Antilhas. Tal situação juntamente com a descoberta do ouro em Minas fez com o Nordeste sofresse uma grande retroação, tal fez com que a economia colonial fosse transferida para o Rio de Janeiro. Sendo assim o Nordeste passou a ser povoada em sua maioria por negros e mulatos, pessoas descontentes com a situação, e com a exploração econômica portuguesa. A partir disso a elite começou a cultivar uma ideia de rebelião contra tal situação. Ideia essa que se espalhou rapidamente entre os mais humildes. Alguns dos ideais dessa rebelião era a proclamação da republica, a libertação dos escravos, a diminuição de impostos entre outros fatores relevantes.

Os movimentos pela independência do Brasil, de imediato não obteve muito sucesso, tendo em vista o não apoio do governo e falta de união e o pouco contanto das regiões brasileiras.

6. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

R. O Bloqueio Continental se deu após Napoleão Bonaparte assumir o poder na França e iniciar a expansão territorial. A Inglaterra dona de grande Marina de Guerra de opôs a tal decisão. Napoleão então decretou o tal Bloqueio Continental proibindo assim qualquer nação de negociar com a Inglaterra. A nação que viesse a desobedecer a suas ordens era ameaçada de invasão. Os portugueses sempre tiveram ligações econômicas com a Inglaterra, tal ruptura causaria a falência da colônia, mas do contrário seriam invadidos pela França. A partir disso a Família Real se viu obrigada a abandonar Portugal e fugir para o Brasil.

7. Com a vinda da Família Real para o Brasil, em 22 de janeiro de 1808, quais foram os benefícios trazidos por João VI? Qual cidade foi mais beneficiada?

R. A chegada da corte Portuguesa no Brasil proporcionou várias mudanças positivas no país, sendo elas: A criação da Imprensa Régia com o surgimento do primeiro jornal brasileiro: A Gazeta do Rio de Janeiro. Abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo que comprassem produtos de outros países e vendessem os seus para eles. Até então a Colônia só podia fazer comércio com Portugal. Instalação de fábricas na Colônia, o que até então era proibido. Academia Real Militar, Biblioteca Pública, Jardim Botânico, fundação de escolas de ensino superior. Criação do Banco do Brasil e da casa da moeda. Durante a permanência de D. João no Brasil o Rio de Janeiro foi o grande beneficiado, tornando-se o Centro de Decisões do Império Português.

8. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

R. O Primeiro Reinaldo foi de 1822 até 1831. Foram tempos difíceis para D. Pedro I, pois foi nesse período que ele tentava estabelecer a Independência do país e manter a união do país. Entre os atos importantes nesse período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com