TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 2

Homem e Sociedade

Antropologia

Antropologia é ciência que estuda o homem, com a função de aprofundar o conhecimento das “funções primitivas” dos povos nativos da América, Austrália e África.

Se concentra no conceito de cultura para que possam explicar a diferença entre os povos e os povos europeus.

Cultura

Segundo a antropologia, a cultura é a base de nossa forma de encarar o mundo á nossa volta e dar formas e significados a ele. O comportamento depende de uma combinação complexa ente a característica inata e meio social.

Cultura é tudo que for criado pelo ser humano para adaptar suas bases comunidades; às suas bases biológicas(ecossistema e território).

Relativismo Cultural

É considerar o mundo do ponto de vista do outro, entendendo seu sistema simbólico, seus próprios valores de mundo como beleza, justiça, honra, medo e assim por diante,ou seja, deixar de tomar a nossa própria cultura como medida para julgar o outro.

Etnocentrismo

É o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, nos dá a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais cultural.

Ao pensar de forma etnocêntrica, as pessoas depreciam o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade. O etnocentrismo é um comportamento universal. É comum a crença de que a sua própria sociedade é o centro da humanidade.

Comportamento Humano

Cultura, diversidade cultural, relativização e etnocentrismo serão fundamentais para compreender o debate científico e da sociedade em geral em torno do comportamento coletivo humano.

Podemos recorrer a uma metáfora para facilitar a compreensão sobre a relação entre os padrões culturais que herdamos/repetimos, e nossa atuação individual: “A mente humana corresponde a um “disco rígido” (hardware), que apesar de ser capaz de muitas tarefas, não consegue realizar nada sem um programa (software). Esse programa é a cultura.”

Se pensarmos que a cada cultura corresponde uma diferente “visão de mundo”, percebemos que os indivíduos se organizam mentalmente para estar no mundo de acordo com os valores introjetados de sua cultura. Tornamos “nosso” aquilo que é cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com