TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Artigo: Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

HOMEM E SOCIEDADE

SOMOS FRUTO DE UMA EVOULUÇÃO :No seculo XIX Darwin colocou-nos na incomoda companhia de todos os outros animais.Passando um tempo tendo a ciência confirmada a Teoria da Evolução e encontrado provas da sua veracidade. Certo somos animais que,como os demais,participamos do processo evolutivo,mas acreditamos ser essa evolução um progresso.Assim nossa prepotência se manteve intacta,continuamos acima dos demais animais.

Para Monod: o surgimento da vida no planeta e da espécie humana em especial são frutos de um acaso que as chances de surgirem eram praticamente nulas.

Para Freud: A primeira dessa revolução foi a copernicana, que nos removeu do centro de um reduzido universo e nos remeteu a condição de habitantes se um pequeno planeta que gira em volta de uma estrela e hoje sabemos ser apenas uma de quinta grandeza e periferia.

A primeira teoria da evolução surgiu no inicio do século passado através do naturalista Jean, acreditava-se que os animais mudavam sob pressão ambiental transferindo essas mudanças para a prole.Embora estive-se errado sua teoria foi revolucionária para época.

Darwin: Foi influenciado pelas idéias de Lamarck , ele questionou a idéia da transmissão hereditária dos esforços individuais de adequação ao ambiente e baseou sua teoria na existência de variação casual isso e de que todos os seres vivos vieram de seus ancestrais através de um longo e continuo processo de variação.Assim através da seleção natural muitos indivíduos são eliminados e as variações que deram melhores resultados permanecerão e serão transmitidas as novas gerações.A junção dessas idéias as descobertas de Mendel sobre estabilidade genética,resultou no que denominamos por neodarwinismo, que ainda e a visão mais aceita nos dias atuais.

Os biólogos tem sido obrigado a reconhecer que ao invés do que se pregava a visão darwinista,não é a competição que responde pelo processo evolutivo mas sim a cooperação continua e a dependência mutua entre todas as formas de vida.

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE: Uma vez constatada nossa origem comum a antropologia sempre se colocou a questão de por que e como somos diferentes dos demais animais, porque a diferenças de comportamento entre os grupos humanos.A resposta pelas diferenças é a Cultura.

A começar pelo entendimento do próprio conceito de cultura.Na primeira metade do século XX acreditava-se que o primata que nos deu origem começou a simbolizar.Foi o inicio da Paleontologia humana, ciência que busca registro de fósseis de nossos ancestrais para reconstruir nossa historia.

O primata originário teve evoluído fisicamente o suficiente para produzir símbolos e por conseguinte cultura.Para tal seria necessário o dedo polegar em oposição aos demais e que tivesse uma capacidade craniana avantajada.Mesmos entre os mais próximos parente chimpanzés e gorilas a postura ereta apesar de possível não era constante o polegar não se opõe de maneira a manejar instrumentos de precisão e a o crânio tem menos da metade do volume da do humano atual.Sem apresentar uma prova do elo perdido essa teria vingou durantes décadas.

Primatas Tb chamados de próximos: Estes desenvolveram habilidades de saltar entre as arvores possuindo para isso uma visão aguçada e tridimensional com os olhos próximo a na fronte.Os primatas logo evoluíram , suas mãos e pés lhe permitiam agarrar as arvores,desenvolveram para isso os dedos e polegares em posição opostas aos demais e habilidade para permanecerem eretos por alguns instantes para ver a presença do inimigo.

Os primatas primitivos são ancestrais de uma ampla ordem de animais que vai dos lêmures aos grandes antropóides passando pelos micos e macacos.A separação entre os possimios e os antropóides ocorreu a 35 milhões de anos.Nesse período as placas tectônicas e separaram por completo fazendo com que a evolução dos primatas no novo e velho continente fosse completamente distinta.

Nas Américas eles ficaram restritos as arvores desenvolvendo grandes caudas que auxiliam nos grandes saltos, no velho mundo emergiu uma linha evolutiva que desenvolveu o estilo terrestre.

A postura ereta foi determinante é através dela que se definem os hominídeos, aproximadamente 6,5 milhões de anos ocorreu uma grande transformação no continente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com