TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

Homem e Sociedade

2. Ser Humano, Cultura e SociedadeAraça humana só se perpetuaporque desenvolveu a capacidade dese adaptar a novos ambientes eaprendeu a vencer predadores maisfortes e velozes com armas sociaisque os fizeram imbatíveis:comunicação, cooperação,capacidade de estabelecerregras de convívio coletivo...

3. Ser Humano, Cultura e SociedadeO Ser Humano é a única espécie a desenvolver um ambiente totalmente controlado para sobreviver, a cidade, além de ser uma espécie modelada pela cultura. O Homem substitui os comportamentos instintivos pelas regras de conduta social.

4. Ser Humano, Cultura e Sociedade O comportamento humano é baseado na cultura e na troca de conhecimento (aprendizagem) que é o que os distingue das demais espécies. Antropologicamente a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871), por Edward Tylor, como “um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.

5. Ser Humano, Cultura e Sociedade Tudo em nossa vida coletiva, desde a língua com a qual nos comunicamos, os hábitos rotineiros de alimentação e vestuário, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura, e a isso denominamos SOCIALIZAÇÃO.

6. Ser Humano, Cultura e Sociedade De acordo com a nossa cultura e a socialização, controlamos até mesmo os horários de fome, a postura corporal e os gestos, os hábitos de higiene pessoal e as formas de tratamento de saúde. Ou seja, cada cultura corresponde a um padrão diferente de realizar todas essas coisas necessárias à vida social, e que consideramos ser “normal” todos fazerem.

7. Ser Humano, Cultura e Sociedade Um indivíduo da espécie homo sapiens é dotado de potencialidades inatas, como a linguagem, inteligência, postura bípede etc. Entretanto, nenhuma dessas características se desenvolve “naturalmente”. Precisamos, portanto, dos estímulo do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada.

8. Ser Humano, Cultura e SociedadeTARZAN MOGLI

9. Ser Humano, Cultura e Sociedade Analisando esses casos, muitos cientistas concluem que o ser humano é um “animal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com