TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  2.224 Visualizações

Página 1 de 3

Homem e Sociedade

Prova NP2

01 - Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações:

D Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.

02 - Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. Essa colocação está:

B Correta, pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que os indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.

03 -Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que são característicos desse grupo, que são seu patrimônio.

Essa ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de cultura?

C cultura popular.

04 - Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura ao modo de vida que resulta das condições econômicas desiguais entre grupos ou setores dentro de uma sociedade.

Essa ênfase da cultura como expressão de desigualdade social está associado a que tipo de cultura?

B cultura de classe.

05 - Atualmente é nítida a grande influência dos meios de comunicação de massa como a televisão, o cinema e a Internet na vida cultural de todos os povos. Quase todo o conteúdo que circula nesses meios, como filmes, novelas, reality shows, publicidade, é chamado de “indústria cultural”. Isto porque são produtos feitos de forma padronizada para atingir um imenso numero de pessoas ao mesmo tempo, como os bens produzidos em uma indústria.

Esse tipo de cultura que predomina como forma de expressão em nossa sociedade está associado a que tipo de cultura das listadas abaixo?

D cultura de massa.

06 - Existem diferentes formas de conceituar cultura. Uma delas diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou uma nação. Para isso utilizamos termos como a “cultura francesa” ou a “cultura brasileira”. Ao utilizar o conceito dessa forma, estamos:

C Ressaltando todos os aspectos do modo de vida que torna os franceses ou os brasileiros, característicos como grupo social diferente de qualquer outro.

07 - O Brasil possui regiões que são delimitadas geograficamente como Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em cada uma delas existe um tipo característico de comportamento muito marcante, que diferencia as pessoas que ali vivem. A ESSE FENÔMENO CHAMAMOS:

A Culturas regionais.

08 - Assinale a alternativa correta. O rádio, a televisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com