TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Monografias: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

Homem e Sociedade (questões)

A prática do preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática do preconceito podemos associar corretamente os conceitos de: intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;

Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo.

À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de: relativismo cultural e respeito à diversidade étnica; tolerância interétnica;

Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue.

“Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens”.

(Declaração redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da Unesco em Paris)

“Nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”.

Claude Lévi-Strauss, “Raça e cultura”

Os dois pensamentos citados acima têm como objetivo: negar as teses deterministas biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.

Leia o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo, e responda conforme o que se pede a seguir.

“Folha - A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard, Lawrence Summers, que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências exatas”?

Collin - Ele disse isso?

Folha - Disse.

Collin - É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.

Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.

Folha - No entanto, testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros países do mundo mostram que meninos têm, em média, melhor desempenho em matemática, enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua materna. Negar essas diferenças não prejudica o entendimento dessa questão?

Collin - Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas, elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Se for realmente verdade, e não estou dizendo que é, isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior, mesmo se estudar na mesma classe. Essas diferenças, caso existam, são muito sensíveis ao contexto cultural.”

(Jornal Folha de São Paulo, Segunda-feira, 2 de maio de 2005, “ENTREVISTA DA 2ª” com FRANÇOISE COLLIN, por ANTÔNIO GOIS)

- De acordo com a posição que Françoise Collin assume nesta entrevista, qual das afirmações abaixo é INCORRETA : a constituição genética feminina é o que determina o pior desempenho das mulheres em matemática.

A história de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue: É através da relação com a história através de uma herança cultural, que não se dá de forma consciente, que os indivíduos atuam em uma sociedade.

Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações: Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.

Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. Essa colocação está: Correta, pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que os indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.

Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que são característicos desse grupo, que são seu patrimônio. Essa ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de cultura? cultura popular.

Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura ao modo de vida que resulta das condições econômicas desiguais entre grupos ou setores dentro de uma sociedade. Essa ênfase da cultura como expressão de desigualdade social está associado a que tipo de cultura? cultura de classe.

Atualmente é nítida a grande influência dos meios de comunicação de massa como a televisão, o cinema e a Internet na vida cultural de todos os povos. Quase todo o conteúdo que circula nesses meios, como filmes, novelas, reality shows, publicidade, é chamado de “indústria cultural”. Isto porque são produtos feitos de forma padronizada para atingir um imenso numero de pessoas ao mesmo tempo, como os bens produzidos em uma indústria.

Esse tipo de cultura que predomina como forma de expressão em nossa sociedade está associado a que tipo de cultura das listadas abaixo? cultura de massa.

Algumas pessoas acreditam que a cultura não tem qualquer relação com a economia ou com a política. Assinale a alternativa correta: Não podemos discutir cultura ignorando as relações de poder;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com