TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

1) A respeito do evolucionismo e dos resultados obtidos por suas pesquisas, podemos afirmar que:

c) A busca de restos humanos pré-históricos nos obrigou a considerar a evolução da espécie humana como outro animal qualquer. Além disso, segundo essa teoria todas as espécies vivas são fruto de uma longa e lenta evolução, não apenas o ser humano. Devemos então compreender que o processo da vida é evolutivo, inacabado e sem um objetivo ou plano pré-definido.

2) “Um menino e uma menina agem diferentemente em função apenas de seus hormônios, e não em decorrência de uma educação diferenciada.”

Esse tipo de afirmação está corretamente associado com que se segue:

A) Determinismo biológico.

3) O antropólogo americano Clifford GEERTZ, afirma que o crescimento cortical humano (o córtex cerebral) foi posterior e não anterior ao surgimento da cultura. Ele afirma que “isso é de importância fundamental para o nosso ponto de vista sobre a natureza do homem que se torna, assim, não apenas o produtor de cultura. Mas também, num sentido especificamente biológico, o produto da cultura” (LARAIA, R.B. Cultura, RJ: Jorge Zahar, 2005 pg. 57).

Essa afirmação faz parte do debate sobre a evolução biológica humana e o surgimento da cultura, e pode ser interpretada como segue. Assinale a alternativa correta:

e) Propõe pensarmos a evolução biológica humana como um processo simultâneo ao desenvolvimento das habilidades culturais.

4) Alfred KROEBER afirma que existe uma diferença muito grande entre a evolução biológica dos animais e do ser humano. Para fundamentar sua idéia, ele cita o fato que os ursos polares desenvolveram ao longo de muitas gerações grossas camadas de pelos para sobreviver ao clima de seu meio ambiente, enquanto o ser humano ao invés de desenvolver pelos, utiliza roupas e cobertas. Ao realizar essa comparação, o autor está:

D ) demonstrando que a evolução biológica do ser humano é diferente, pois nossa espécie não necessitou de uma adaptação biológica aos diferentes meios. A cultura se mostrou como uma forma de adaptação ainda melhor e superior, pois possibilita a adaptação a qualquer ambiente sem necessidade da lenta adaptação genética.

5) A respeito das teorias que definem o conceito de cultura, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Existe uma grande diversidade cultural na espécie humana.

PORQUE

Algumas sociedades possuem padrões de conduta e tecnologia atrasadas em relação às outras.

c) Ambas as afirmações fazem parte dos estudos da cultura, mas atualmente a segunda não justiça a primeira.

6) Das situações abaixo, assinale aquela que tem relação com o conceito de RELATIVISMO CULTURAL:

C) julgar uma cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com