TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igreja Do Rosário

Trabalho Universitário: Igreja Do Rosário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Igreja do Rosário

A atual igreja do Rosário foi antecedida por outra, no mesmo local, Praça Barão do Rio Branco, e com o mesmo nome: Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos pretos.

Ela pertence à Mita Diocesana de São José dos Campos.

A antiga Capela Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos pretos era de puro estilo colonial-português, feita de taipa pelos escravos por volta do século XIX.

Em 1907 a primitiva Igreja foi demolida para dar lugar ao novo templo sobre a supervisão dos construtores italianos Armando Blois e seu irmão. Com estilo um pouco bizantino pelos adornos arquitetônicos e pela torre única e centralizada, de cúpula arredondada de pintura metálica ressaltando o bronze, a nova Igreja só foi finalizada por volta de 1910.

A igreja mantém três retábulos antigos. Os dois altares laterais com frontão barroco em curvas e contra curvas. E o púlpito guarnecia por grade, sanefa e frontões rococós. Já o altar-mor foi esculpido por volta de 1930 por Marino Del Favero. Há ainda pintadas afrescadas em paredes e belos anjos de madeira.

A Irmandade de São Benedito, oficializada em 1926, originada na época da escravatura, ajudou muito na construção e manutenção da Igreja. Em julho de 1997, o então Pároco Padre Vieira empreendeu também uma reforma na Capela.

Curiosidades:

1. A igreja tem esta cúpula arredondada, pois foi baseada em igrejas da Turquia e da Europa oriental, assim a neve poderia deslizar suavemente por sua superfície.

2. O relógio com algarismo romanos foi colocado em 1928 pela família Martins que tinha comércio na Praça do Rosário desde 1899.

3. A igreja do Rosário foi por várias décadas à preferida para realizar casamentos, mas principalmente nas décadas de 60 e 70 que ela fez mais sucesso com os noivos.

Bibliografia

• Arquivo Público e Histórico de Jacareí

• http://www.imaculadajacarei.org.br/newsite/?p=6215

• http://khristianos.blogspot.com.br/2012/03/restauro-e-reforma-da-capela-n-sra-do.html

• http://juju-ano4.blogspot.com.br/2009/09/jacarei-minha-cidade-natal.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com