TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo e o Homem que Queria ser rei

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

No século XIX o Império britânico era o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo. Era um império composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios governados ou administrados pelo Reino Unido. O Reino Unido comandava uma cerca de 458 milhões de pessoas, um quarto da população do mundo na época, esse império colossal fruto de uma próspera Era dos Descobrimentos entrava na modernidade.

Adentrando o século 19 bebendo e explorando as riquezas de suas colônias, essas que alimentavam uma incessante revolução industrial, isso aliado a um exército cada vez maior e mais poderoso, e com a ilha britânica lotada de especiarias trazidas do mundo inteiro, com relíquias históricas de inúmeras culturas decorando seus museus, tudo isso fazia com que fosse normal os britânicos se acharem mais inteligentes, mais poderosos e superiores de forma geral em relação ao resto do mundo.

Em um mundo onde os mapas ainda não eram completos e com histórias sobre antigos reinos ainda não descobertos que se escondiam pelas regiões de difícil acesso aos exploradores europeus, exploradores esses que com uma sede pelo desconhecido e agora com tecnologias e conhecimentos que permitia viajar pelo mundo com o sonho de encontrar povos “não desenvolvidos” ao olhar europeu, e assim se tornarem ricos e famosos.

Com esse cenário não se torna tão absurdo dois ex-militares britânicos achar que poderiam se tornar reis se um novo país.

E é nesse universo imperial Britânico que nossos “heróis” cresceram. Daniel Dravot e Peachy Carneha ex militares do império britânico, que moravam na Índia Britânica são o retrato desse ideal de superioridade, o filme mostra em diversas cenas o preconceito entre Britânicos e Indianos com Britânicos sempre em empregos de maior prestígio sempre bem vestido enquanto os Indianos retratados como um povo mais pobre e mais idiota sempre caindo nos golpes e truques de nossa dupla, ideal de superioridade que é mostrado de forma bruta quando os dois revelam que tem planos para se tornarem reis de um território ainda não muito explorado, com o caminho para que isso aconteça sendo quase um resumo de como o Império Britânico fazia, que no primeiro momento se foca em demonstrar maior poderio militar, formar alianças com chefes locais, capacitar e treinar a população nativa a usar armamento e técnicas de militares modernas, assim com o controle do exército derruba o governo local e vai expandindo sua influência. Com o filme trazendo uma reviravolta cômica que em certo momento um dos personagens começa a ser considerado um deus, e mesmo assim consegue cair em desgraça, da mesma forma com que o real Império Britânico caiu na Índia, não respeitando seus costumes e tendo preconceito com a população nativa e botando seus interesses na frente dos da população local. assim dando para entender esse filme como um pequeno resumo exemplificado em uma história cômica de toda uma era.

Nome:Iann Ortnau

03/09/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com