TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importantes conquistas

Resenha: Importantes conquistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Embora constitua área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados, de forma significativa, nos anos posteriores. Sobre as teorias da administração, pode-se afirmar que

Já superamos a marca dos 500 mil barris de petróleo produzidos por dia no pré-sal, um patamar alcançado apenas oito anos após a primeira descoberta. A província pré-sal é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que nos coloca em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial das próximas décadas.

A produção acumulada da província pré-sal já ultrapassa 360 milhões de barris de óleo equivalente. De 2010 a 2014, a média de produção diária dos reservatórios cresceu dez vezes, avançando de uma média de 42 mil barris por dia em 2010 para 411 mil barris por dia em 2014 (até maio). Atualmente, essa produção corresponde a aproximadamente 20% do total da nossa produção e em 2018 chegará a 52% da produção de petróleo da Companhia.

Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, desenvolvemos tecnologia própria e atuamos em parceria com fornecedores, universidades e centros de pesquisa. Contratamos sondas de perfuração, plataformas de produção, navios, submarinos, com recursos que movimentam toda a cadeia da indústria de energia.

Atualmente, contamos com dez plataformas em produção e um TLD – Teste de Longa Duração, cujo tempo de produção é estendido para verificar os limites do reservatório e sua comercialidade – sendo realizado na província pré-sal. Até 2018, outras 18 unidades de produção entrarão em operação. Por isso, nossos investimentos na área do pré-sal se ampliam cada vez mais e chegarão a um valor acumulado de US$ 102 bilhões até 2018, contribuindo de maneira decisiva para alcançarmos as metas do nosso Plano de Negócios e Gestão.

Importantes conquistas

Chegamos aos 500 mil barris por dia na província pré-sal apenas oito anos após a primeira descoberta na região, ocorrida em 2006, e contando com somente 25 poços produtores. A comparação com o próprio histórico de produção da Companhia dá a dimensão desse resultado: foram necessários 31 anos para alcançarmos a marca de 500 mil barris diários, o que ocorreu no ano de 1984, com a contribuição de 4.108 poços produtores. Comparando com a Bacia de Campos, foram necessários 21 anos para alcançar esse mesmo patamar, contando com a contribuição de 411 poços produtores.

O excelente desempenho do pré-sal brasileiro é, também, realçado pela comparação com outras importantes províncias produtoras no mundo. Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 20 anos a partir da descoberta para se produzir 500 mil barris diários. No Mar do Norte, o patamar foi atingido em dez anos.

Temos perfurado poços no pré-sal em tempo cada vez menor, sem abrir mão das melhores práticas mundiais de segurança operacional. O tempo médio de perfuração de poços no pré-sal nos campos de Lula e Sapinhoá passou de 126 dias, em 2010, para 60 dias em 2013, uma redução de 55%. Outra importante conquista foi o alcance de 100% de sucesso exploratório no pré-sal em 2013, ou seja, encontramos óleo em todas as perfurações realizadas nessa província. Além disso, os poços já instalados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com