TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DOS PROCESSAMENTOS PARA A CONQUISTA DO ISO 14000

Artigo: UM ESTUDO DOS PROCESSAMENTOS PARA A CONQUISTA DO ISO 14000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 10

UM ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS PARA A CONQUISTA DO ISO 14000

Márcia Esperidião¹ Renato Nogueira Perez Ávila²

Caroline Fridegotto³ Jéssica Domingues da Silva4

RESUMO

As normas de meio ambiente não são modismo, pois vieram para ficar atendem as novas exigências do mercado cada vez mais globalizado e competitivo, em que o fator de preservação ambiental estará cada vez mais relacionado com a aceitação dos produtos longo com ampliação de vendas.

Sendo assim essas normas foi prevenção de processos de contaminações ambientais uma vez que orienta a organização quanto a sua estrutura, assim colaborando com o meio ambiente, para que sempre esteja atenta para as necessidades futuras e de imediatas de mercado, obtendo seus resultados positivos desejados na organização.

Palavra Chave: Política ambiental, Certificação, ISO 14000

ABSTRACT

The environmental standards are not hype, it came to be meet the new market demands increasingly globalized and competitive, where the factor of environmental conservation will be increasingly related to the acceptance of products along with increasing sales.

So these rules were preventing environmental contamination processes as guides the organization and its structure, thus contributing to the environment, that is always attentive to the immediate and future needs of the market, obtaining positive results in the desired organization.

Keyword: Environmental policy, Certification, ISO 14000.

¹ Mestranda em Administração de Empresas / UEL, Especialista em Administração Estratégica e RH, Professora e coordenadora do curso de Administração na Faculdade Integrado – INESUL.2Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, Graduado em Licenciatura Plena em Informática, Especialista em Ciência da Computação e Mestre em Telecomunicações, Doutorando em Ciência da Educação, docente de vários cursos de Graduação da INESUL 3/4 Acadêmicos do curso de Administração de Empresas na INESUL.

INTRODUÇAO

Este artigo foi motivado pela necessidade de demonstrar a importância da conquista do ISO 14000 nas organizações apresentando seus procedimentos reconhecimento que as empresas certificadas possuem em respeito ao meio ambiente e a sociedade. A Luta contra os problemas ambientais tem sido um dos assuntos mais debatidos nos últimos anos, ganhando um grande espaço no meio empresarial. A globalização não trouxe apenas coisas boas para o mundo, como o avanço tecnológico, econômico, entre outros, mas trouxe consigo também alguns efeitos desagradáveis que apontaram o meio ambiente e que refletiram diretamente na sociedade, a exemplo o efeito estufa, que se deram origens a mudanças em todo o mundo e fez com que a sociedade buscasse uma nova consciência sobre as mudanças ocorridas no mundo e como amenizá-las dando um novo rumo a história. Esta consciência coletiva vem crescendo dia a dia, transformando culturas, quebrando velhas barreiras e obrigando todos a oferecerem sua colaboração por uma justa causa a saúde do planeta. Um dos últimos grupos a integrar essa luta é o setor empresarial que, observando essas mudanças, começaram a associar a busca de lucratividade com o cuidado com ecossistema administrando organizações produtivas sem provocar danos ao meio ambiente. A partir disto foi criado o ISO 14000 para atuar de forma responsável frente às questões ambientais agindo de forma responsável e conscientes.

Onde alguns de seus objetivos dentro de uma organização são:

• Atender a legislação ambiental vigente e de mais requisitos subscritos pela organização e aplicados aos seus negócios.

• Aumentar conscientização de todos os seus colaboradores frente a questões ambientais e sensibilizar clientes e fornecedores quanto aos seus sistemas de gestão ambiental.

• Promover a melhoria continua do sistema de gestão ambiental estabelecendo controle para atividades produtos e serviços realizados pela empresa.

• Programar e manter a coleta seletiva dos resíduos dentro da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Fornece elementos primários de um sistema de gestão ambiental efetivo que pode ser integrado como os outros de uma organização.

O verdadeiro valor da ISO 14000 só pode ser percebido se forem utilizadas ferramentas praticas para programar uma estratégia ambiental, qualquer estratégia de um negocio globalizado o enfoque fundamental da estratégia ambiental precisa estar alinhada com a posição empresarial seus produtos e suas partes interessadas. Porem as estratégias ambientais requerem considerações especiais em seus processos de planejamentos estratégicos. A implementação da estratégia ambiental efetiva requer a definição de uma administração proativa com a sua produção, produtos e suas partes interessadas. Conforme a norma EPE (Avaliação do Desenvolvimento Ambiental), a ISO 14031 os indicadores ambientais serão cobrados das organizações como forma de avaliação do seu desempenho ambiental através de indicadores operacionais e gerenciais, para que os indicadores traduzam os melhores desempenhos. As escolhas dos indicares habilitara o monitoramento sistemático de assuntos ambientais de cada empresa, como também o benchmarking como outras empresas e também ajudara a aumentar a competitividade dos negócios e melhorar a imagem publica perante a sociedade. Os impactos ambientais significantes dentro dos diversos setores so foram compreendidos a bem pouco tempo.

Estes assuntos são considerados importantes, mas num programa de gestão ambientas as melhorias realizadas e os resultados obtidos não são traduzidos claramente para a realidade dos negócios da empresa. Grande parte disto é devido às dificuldades de se medir os fatores ambientais e a sua parcial incompatibilidade entre si e com os outros critérios de decisões dos processos empresariais.

Os assuntos ambientais são tratados, frequentemente, apenas com os projetos para melhorar a imagem das empresas ou para se enquadrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com