TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impressão offset para a disciplina de produção gráfica

Projeto de pesquisa: Impressão offset para a disciplina de produção gráfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

OFFSET

RESUMO

O breve trabalho se trata sobre um estudo sobre a impressão offset para a disciplina de produção gráfica do 3º semestre do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Leonardo da Vinci, tendo como professor mestre Alexandre da Conceição. Você encontrará informações de como se dá o funcionamento da impressão offset, além dos tipos de papéis utilizados e o processo de gravação das chapas.

Palavras-chave: Offset. Impressão. Chapas.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará um pouco mais sobre as impressões offset’s que possuem um grande destaque no meio gráfico. O sistema offset é considerado uma das mais eficientes formas de impressão, pois possui rapidez para médias e grandes tiragens e imprime em todos os tipos e gramaturas de papéis, além de alguns tipos de plásticos flexíveis, como o poliestireno. Seu uso já é bem conhecido pelos impressores, publicitários, técnicos e por parte da população por ser uma das mais conhecidas formas de impressão.

2 IMPRESSÃO OFFSET: SISTEMA DE IMPRESSÃO PLANOGRÁFICO

A Impressão Offset originou-se da evolução do sistema de impressão Litográfica, que foi “inventada” por Alois Senefelder no ano de 1798, na cidade de Munique na Alemanha.

O termo Litografia origina-se do grego, onde: Litos = pedra | Grafe = escrever.

No processo “usava-se” uma pedra porosa, onde as letras ou figuras eram marcadas a lápis ou pincel, aplicava-se graxa ou óleo de linhaça sobre as imagens e depois se umedecia a pedra.

A água aderia-se às partes não cobertas pela graxa e óleo, protegendo essas partes de modo a impedir que a tinta se espalhasse por toda a pedra quando aplicada.

Em seguida, colocava-se folhas de papel sobre a pedra decalcando a imagem (impressão direta) .

Isso é possível porque a área de imagem (grafismo) é Lipófila e a área sem imagem (contra-grafismo) é Hidrófila.

- Hidrofilia: afinidade que certos materiais tem com a água.

- Lipofilia: afinidade que certos materiais tem com corpos gordurosos.

3 EVOLUÇÃO DO PROCESSO LITOGRÁFICO

Mais tarde, esse processo de impressão foi aperfeiçoado e foram inventadas máquinas cada vez mais rápidas.

O último aperfeiçoamento da impressão Litográfica foi o uso da matriz de zinco ao invés da pedra.

Hoje em dia esse processo de impressão esta deixando de ser usado, devido as facilidades da Impressão Offset, que é muito mais rápida e oferece melhor qualidade aos trabalhos.

4 IMPRESSÃO OFFSET

A impressão offset é a impressão litográfica aperfeiçoada e automatizada, porém a um fator diferenciado e importante: a impressão offset é indireta.

Na impressão litográfica, o papel recebe a imagem diretamente da pedra ou da chapa de zinco através de um cilindro de pressão.

Já na impressão offset, o suporte recebe a imagem de uma borracha intermediária (cauchu ou blanqueta) entre o cilindro porta chapas e o cilindro contra pressão.

A impressora offset (plana) possui três cilindros que formam a unidade de impressão, sendo eles:

O cilindro porta chapas é responsável pela acomodação da chapa (matriz / forma), sendo construído de aço ou ferro. O cilindro porta chapas possui um vão onde estão localizadas as pinças, que são responsáveis em “prender” a chapa no cilindro através dos lados que chamamos de pinça e contra-pinça.

O cilindro porta cauchu tem a função de fixar o cauchu, o cauchu é uma borracha que recebe a imagem entintada da chapa e passa essa imagem para o papel

Já o cilindro contra pressão é responsável em realizar a pressão necessária para a transferência da imagem do cauchu para o papel. Esse cilindro deve entrar em pressão quando a folha estiver passando entre o cauchu e o cilindro de pressão.

O sistema offset é planográfico e a impressão ocorre de maneira rotativa, onde os cilindros irão conduzir tanto a tinta quanto o papel. A matriz, cilindro com a gravação da imagem, permanece umedecido e recebe a aplicação de tinta. Por se tratar de um sistema de repulsão, as regiões protegidas pela luz (imagens) passam por um processo químico que atrai a gordura (tinta), enquanto as demais áreas (sem impressão) retém água.

O segundo cilindro é composto por borracha e recebe o nome de blanqueta. As blanquetas são responsáveis por transmitir a informação da matriz para o substrato (papel, por exemplo).

Durante o processo de transferência das informações, há um terceiro cilindro: o cilindro impressor. Ele é responsável por pressionar o papel para que ele fique em contato com a blanqueta.

Este processo é necessário, pois evita borrões e excesso de tinta que o sistema de impressão direto cilíndrico pode ocasionar. A blanqueta, ao encostar na chapa, absorve a tinta excedente e permite transferir ao suporte apenas a quantidade necessária. Outra questão é que a tinta pode enrugar a folha ou até mesmo atravessa-la, manchando ou colando a folha seguinte, “perigo” chamado de decalcagem.

A decalcagem também pode ocorrer caso os impressos sejam embalados ou transportados antes da secagem por completo, ocasionando a perda de tiragens.

5 EVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO OFFSET

Antes das impressoras offset serem “inventadas”, pouco antes de 1900, havia-se tentado aumentar o rendimento da litografia com o emprego das impressoras chamadas “Roto-Diretas”. Elas utilizavam zinco fixado em volta de um cilindro grande equipado com um sistema de tintagem e molhagem. Um pequeno cilindro margeava a folha, que entrava assim diretamente em contato com a chapa (impressão direta), com alimentação manual.

O rendimento de impressão atingia de 1.500 a 2.000 folhas por hora.

6 IMPRESSORA OFFSET DE UMA COR

No início de 1900 via-se em diversas revistas técnicas americanas, artigos publicitários de máquinas offset fabricadas por empresas tais como: HOE, WALTER SCOTT e HARRIS. Em outubro de 1910 a HARRIS já propunha cinco tipos de máquinas offset. A velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com