TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independencia Da India

Dissertações: Independencia Da India. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

A independencia da India

A independência da India deve-se a contribuição de Mahatma Gandhi que liderou milhões de pessoas contra os ingleses utilizando-se de uma atitude pacifica. Ele lutava sem usar a violência, com milhares de pessoas ao seu lado ele conseguiu gigantescas mobilizações populares contra as autoridades britânicas na índia. Essa mobilização ficou conhecida no mundo inteiro como a Desobediência civil, que lutava de um modo passivo. Com a desobediência civil Mahatma Gandhi e todos que estavam ao seu lado conseguiram chegar em seu momento mais prospero durante a segunda guerra mundial.

Em 1947, o poderio militar da Grã-Bretanha estava totalmente abalado devido á segunda guerra mundial. E com a mesma a Grã-Bretanha ficou fraca e tinha apenas 150 mil britânicos que tinham a função de cuidar de mais de 400 milhões de indianos. Isso fez com que a Grã-Bretanha se sentisse pressionada pelos populares indianos e com isso se sentiu obrigada a reconhecer a independência da índia.

Índia após independência

Os primeiros anos do estado novo indiano foram atribulados, com acontecimentos como a maciça troca populacional com o Paquistão, a guerra indo-paquistanesa de 1947 e a integração de mais de 500 estados principescos de modo a formar um pais integrado.

Cerca de 10 milhões de hindus e siques que residiam no panjabe ocidental, na província da fronteira noroeste, no baluchistao, em bengala oriental e no sind migraram para a índia, temendo permanecer num Paquistão muçulmano. Conflitos étnicos mataram mais de um milhão de hindus, siques e muçulmanos e desestabilizaram ambos os países ao longo da fronteira comum e nas cidades de Calcutá, Délhi e Lahore. A violência extinguiu-se em setembro de 1947, graças aos esforços conjuntos de índia e Paquistão e á greve de fome de mahatma Gandhi. O assassinato deste ultima por um fanático hindu em janeiro de 1948 foi um golpe serio para os pais.

As tratativas bilaterais no sentido de proteger as minorias dos dois lados da fronteira preveniram uma guerra por motivo étnico, mas terminaram por fracassar diante da questão da caxemira.

La para os anos de 1950-1960, o partido do congresso, a que pertenciam mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru , assumiu o governo da índia, com Nehru, e posteriormente, sua filha Indira Gandhi e seu neto Rajiv Gandhi . Á frente, exceto por dois breves intervalos nos anos de 1970 e 1980. As primeiras eleições gerais após a promulgação da constituição da índia mantiveram o partido no poder e conferiu a Nehru seu segundo mandato como primeiro ministro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com