TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independencia Na Argentina

Casos: Independencia Na Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 2

INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA DO SUL

Os movimentos nacionalistas assumiram uma fase radical com a liderança de Simón Bolívar, Antonio José de Sucre e José de San Martin. Este organizou, no sul do continente, um exército revolucionário que foi fundamental para a independência dos países da região. No norte, a liderança era de Bolívar e Sucre, que também organizaram um grande exército popular nacionalista.

Com seu poderoso exército, San Martín libertou alguns países, dentre eles estão a Argentina, que foi libertada em 1816, ao norte, Bolívar libertou a Venezuela em 1821. Ambos se encontraram em Guayaquil, no atual Peru, em 1822, para lutar pela independência dessa região, o que se concretizaria em 1824. Por divergências políticas, San Martín afastou-se de Bolívar, mas este continuou na luta em favor da independência.

Simón Bolívar, acalentava o ambicioso projeto político de formar uma só grande nação na América de língua espanhola, independente e unificada. Por isso percorreu boa parte da América do Sul, organizando os movimentos de libertação. Com Sucre, ajudou a proclamar a independência na Bolívia em 1825.

• A independência na Argentina

Dia 22 de maio de 1810 intelectuais e militares de origem crioula declararam a independência das chamadas Províncias Unidas do Prata. Simbolicamente se iniciava a história de um destacado país na América do Sul que conhecemos por Argentina. Isso ocorreu devido ao desenvolvimento de idéias iluministas, o descontentamento da elite crioula em relação à rígida política metropolitana e o domínio napoleônico sobre a Espanha. Contudo, houve resistência militar das tropas espanholas e o reconhecimento dessa declaração de autonomia, virtual independência, só ocorreu em 09 de julho 1816 no Congresso de Tucumán.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com