TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indices De Desiguladade

Ensaios: Indices De Desiguladade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

A desigualdade no Brasil

Segundo Márcia Anita Sprandel , a primeira tentativa de explicar a pobreza no Brasil no final do século XIX constitui em relacionar a influência do clima e a riqueza das matas e do solo.

Afirmava-se que o brasileiro era preguiçoso,indolente,supersticioso e ignorante,

Uma segunda explicação esta vinculada a questão racial é a mestiçagem.

A pobreza seria um dos elementos essências da explicação a escravização.

As chamadas “classes baixas” constituíam-se de pessoas que eram consideradas perigosas e , no interior , apáticas , doentes e tristes.

Índices de desigualdade

O objetivo de medir e de expor o índice de desigualdade não só no Brasil como em outros países é mostrar a realidade em números, esses índices apontam as mais variadas formas de desigualdade.

No Brasil esses índices são medidos através de pesquisas e organizações como a PNAD (Pesquisa nacional por amostra de domicilio), desenvolvida pelo IBGE, e o IDH (Índice de desenvolvimento humano) esse no qual a ONU (Organização das nações unidas) publica através do PNUD (Programa das nações unidas para o desenvolvimento).

Através dessas pesquisas foram desenvolvidos vários programas governamentais como o Fome zero, Bolsa família, Bolsa escola, Bolsa gás entre vários outros. Devido essas pesquisas foram deixados de lado as explicações sobre o clima, a riqueza do solo e a mestiçagem embora a questão da mestiçagem ainda faça parte do senso comum, podemos dizer que a questão racial-étnica ainda está presente no nosso cotidiano, ele se expressa através de preconceitos, isto é, negros e pardos recebem salários menores e têm poucas condições de acesso a melhores condições de habitação, saúde, cultura e trabalho. Embora essa questão ainda seja uma luta, ela foi pouco a pouco perdendo o espaço para analises de índices demonstrativos de diversos aspectos das desigualdades sociais, assim trazendo algumas controvérsias acerca do real entendimento sobre a questão das desigualdades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com