TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indio BRASIL

Ensaios: Indio BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

A proposta do texto refere-se à unificação do pensamento e da voz do proletariado, a fim de se reposicionarem no contexto mundial, esse objetivo é traçado logo no primeiro prefácio onde é informado que a presente obra teve, em alemão, pelo menos doze edições diferentes (Alemanha, Inglaterra e América do Norte), três traduções para o inglês e tantas outras em francês, russo, polaco e dinamarquês, ou seja, a linguagem, instrumento primeiro da comunicação e identificação entre os seres, foi utilizada de modo a disseminar a proposta dos autores.

O vocabulário utilizado, bem como, o seu emprego, é de fácil interpretação, formam uma estrutura lógica e argumentativa, são utilizadas afirmações, interrogações e respostas, em um movimento cíclico, levando o leitor à participação efetiva no conteúdo apresentado, como se ele próprio afirmasse, perguntasse e respondesse, para tanto o uso da retórica é explícito, os argumentos estão ambientados em metáforas, ironia, fúria, autocondenação, submissão, revolta, coragem e apoteose. Os autores trazem palavras que dizem respeito à condição de ser humano, às lendas que norteiam os sentimentos da vida humana, seus medos, assombrações, paixões e desejos de ser livre, tais palavras e seus respectivos sentimentos, proporcionam uma sensação de que a obra não está apenas escrita, está viva, assim como um mar bravo, nos assusta e nos seduz, que entre o avanço de uma onda voraz há o seu recolhimento, onde podemos adentrá-lo e fazer parte dele.

Os capítulos estão divididos em Burgueses e Proletários; Proletários e Comunistas; Literatura Socialista e Comunista; e Posição dos Comunistas Diante dos Diversos Partidos de Oposição, respectivamente, formando uma coerência didática. Os parágrafos, em sua maioria, são breves, conclusivos e retóricos, proporcionando conforto na leitura e clareza dos argumentos apresentados: “A propriedade, fruto do trabalho, do esforço, do mérito pessoal! Será que se está falando da propriedade do pequeno-burguês, do pequeno camponês, forma de propriedade que precedeu a propriedade burguesa? Não precisamos suprimi-la; o desenvolvimento da indústria suprimiu-a e continua suprimindo-a diariamente”. As notas explicativas, embora em pequena quantidade, são suficientes pois o texto não trata de questões técnicas, não é essa a sua intenção, é um texto didático, é um livro de fé.

O primeiro capitulo, “Burgueses e Proletários”, traz as ideias e/ou defesas centrais da obra, de modo a explicar as duas conclusões da introdução sendo: “1º O comunismo já é reconhecido como força [...]; e 2º) É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências [...] ”.

A história do homem está fundamentada na tese de que sempre houve classes distintas, opostas e lutando entre si, opressores e oprimidos em um embate constante, seja de forma explícita ou velada, essa diferenciação entre os seres conduz a leitura amparada pela reflexão de tais afirmações, pois de fato, na história da humanidade, independente das dimensões, há diferenças sociais, lutas, revoluções e transformações.

A burguesia, segundo os autores, é revolucionária, uma vez que substituiu a ordem social anterior, o feudalismo. Teria a burguesia, transformado em nada os laços que prendiam o homem feudal à religião, relações humanas em relações de troca, a família em relações monetárias, etc. Esse movimento revolucionário burguês manteve a mesma divisão social, cujos atores são os opressores e oprimidos, sendo o primeiro interpretado pela burguesia e o último pelo proletariado. “A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com