TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indios No Brasil

Casos: Indios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Os portugueses trataram de organizar expedições com o objetivo de explorar, reconhecer e mapear o território do brasileiro. A primeira expedição foi a de Gaspar de Lemos em 1501, nesta expedição ele nomeou diversos acidentes geográficos cm nome de santos. Logo após veio a expedição de Gonçalo Coelho em 1503, esta expedição se caracterizou por estruturar a exploração do pau-brasil. Foi estabelecido o estanco, ou seja, o monopólio real sobre a exploração do produto, os índios retiravam o pau-brasil da mata atlântica em troca de produtos oferecidos pelos portugueses e estocavam nas feitorias que ficavam no litoral até serem embarcados para a Europa. A partir da expedição guarda costa de Cristóvão Jacques em 1516, a estratégia dos portugueses passou a ser a de garantir a posse do território uma vez que a presença de piratas ingleses e, principalmente, franceses preocupava a coroa, como as expedições não surtiam o resultado esperado os portugueses estabeleceram nova estratégia para o Brasil.

VOCÊ SABE COMO OS ÍNDIOS VIVIAM ANTIGAMENTE?

Os primeiros índios do Brasil viviam em regime de comunidade. A divisão das tarefas do dia-a-dia era feita por sexo e por idade e todos ajudavam. Os ensinamentos, as práticas, as histórias, a invocação dos espíritos, os cantos e as danças eram transmitidos de geração para geração.

Os chefes das tribos eram os mais velhos, e eram eles que resolviam problemas como doenças, mortes, desavenças na família e na tribo, atrito entre as tribos vizinhas, guerras e paz. Cada tribo tinha seus próprios costumes seu jeito de viver, de morrer, de construir a aldeia, de governar. Aterra não era de um só e sim de todos que nela viviam não havia demarcações nem comércio.

COMO VIVEM OS ÍNDIOS HOJE?

Aos 500 anos após o descobrimento, o Brasil ainda desconhece a imensa diversidade de povos indígenas que ainda vivem no País. Estima-se que hoje existam aproximadamente 210 povos, com vários graus de contato, cerca de 170 línguas e dialetos, distribuídos em todo território brasileiro.

Alguns povos foram descobertos pela FUNAI e conseguiram reconstituir sua própria sociedade. Os índios que hoje vivem no País não falam apenas o tupi-guarani.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com