TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo De História

Trabalho Universitário: Introdução Ao Estudo De História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA.

Karen Tissiani Klee

1) O Olhar do Historiador sobre o passado pode ser plenamente imparcial? Explique.

Para os historiadores, o passado existe à medida que ele começa a lançar questionamentos e indagações sobre ele. Pois os fatos do passado vão tornar-se objeto de problematização do historiador.

Para o historiador, nenhuma busca do passado é isenta, pois a história é aquela que trata dos homens, ela só pode falar dos homens porque é aquilo que se consegue conhecer, não se pode falar do que não se conhece.

O historiador embora não consiga reconstituir o passado tal como era ele consegue aproximar-se de uma explicação a partir de vestígios e das fontes.

Portanto, o passado e sua história não são exatamente idênticos, a história é o registro, é a escrita que se elabora a respeito do passado. O passado é algo que já aconteceu e que os historiadores objetivam trazer de volta mediante a sua interpretação.

2) O passado pode ser estudado como algo isolado do presente? Explique.

Não. Porque com várias leituras, percebe-se que hoje tudo pode ser entendido como uma fonte, um estudo do passado á medida que o historiador passa a problematiza-la a interroga-la.

Os arquivos servem como fonte para os historiadores, fazendo com que eles consigam reconstituir o estudo do passado.

Assim para trabalhar-se com os alunos um pouco da história, devemos instiga-los com a pesquisa sobre a nossa história, da nossa cidade, indo em busca de arquivos na prefeitura ou até mesmo na igreja.

Assim por meio de analises dos documentos, pode-se chegar a conclusões e as observações.

Com este estudo, percebe-se o quanto é importante e interessante trabalhar com os alunos as coisas cotidianas por meio da história, pois podem servir para falar sobre a forma que vivemos, como vivemos, contar a nossa história da mesma forma que os sujeitos do passado deixam vestígios que nos permitem compreender a forma de como eles viviam, nós também emitimos vestígios que futuramente podem ajudar a compreender a nossa historicidade.

3) Atentando ás discussões sobre o tempo histórico, é possível dizer que o presente seja qualitativamente superior ao passado? Explique.

Normalmente não, pois o tempo parece ser algo delimitado, definido e quando abre-se possibilidades de pensar tempo vê-se que ele é algo não homogêneo. Antigamente as pessoas localizavam-se pelo tempo da natureza como a hora de acordar, almoçar e dormir.

O fato do sujeito não ter vivido o surgimento do mundo até a atualidade, não quer dizer que ele não sofra o resultado dos processos que vieram desenvolvendo até então.

Quando pensamos em história, pensamos em tempo, pois não tem como fazermos um trabalho historiográfico sem pensarmos no tempo cronológico.

4) Existem documentos mais importantes que os outros para o estudo da história? Explique.

Acredito que não, porque o historiador é que vai o fazer importante, pois através de suas investigações ele ampliara a percepção do documento histórico.

Atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com