TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Da Historia Da Arquiitetura

Exames: Introdução Da Historia Da Arquiitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 10

A Civitas Dei Medieval

Realidade social e realidade urbana

A realidade social é caracterizada por uma hierarquia organizadora que teve seu princípio no feudalismo (organização agrária, quando as pessoas migravam para os campos, sendo senhores feudais ou apenas trabalhadores dos senhores feudais), consequentemente o efeito mais breve e considerável foi a ruína das cidades do Império Romano e a dispersão dos seus habitantes para o campo. Apenas no ano 1000, a cidade volta a ser habitada normalmente e ocorre o crescimento da cidade. No século XI, o aumento comercial e crescimento de novos bairros, possibilita o surgimento da cidade medieval (localizada dentro do mundo feudal, é uma cidade fechada).

O monastério, a primeira civitas Dei medieval

Na luta entre Jerusalém e Babilônia, muitos homens saem da cidade dos homens em busca da cidade de Deus no deserto. O monastério foi a primeira inspiração para a construção da cidade de Deus (civitas Dei). Os monastérios são edifícios agrupados com a finalidade de moradia e outras atividades dos monges, presididas por uma igreja de três naves e três absides semicirculares. Ao longo dos anos, no percurso de caminhada dos peregrinos, surgem alguns monastérios, como por exemplo, os monastérios de Obona e Valdediós, em Astúrias.

A civitas Dei e a estrutura urbana medieval

A cidade medieval e sua população são limitadas por uma muralha, separando o que tem dentro e o que há do outro lado. Todas essas cidades têm sua fundação vinculada com o renascer comercial, tendo as infraestruturas apropriadas para o desenvolvimento comercial. Essas cidades vão crescendo paralelamente ao crescimento comercial, e à medida que surgem pontos fluviais estratégicos. Em resumo, a estrutura urbana europeia se cristalizou nos séculos medievais.

A alternativa islâmica

A cidade islâmica ou alternativa urbana, de extrema importância na história da arquitetura europeia e espanhola, é uma cidade que é imaginada e descrita no Alcorão, falando de sua totalidade, tamanho, extensão e forma, mas que assimilará as estruturas urbanas anteriores como Jerusalém, na transposição do ideal para a realidade. Contrapondo-se à moradia islâmica, a medina muçulmana possui uma relação entre os espaços públicos e privados de forma centrípeta. Como caráter próprio da arquitetura muçulmana, a medina possui sua origem no oásis edificado no deserto, construída com água e vegetação.

Capítulo 11

A cabana Cristã

Relação entre igreja e cidade

Na época, cada obra arquitetônica era considerada como parte e uma continuidade que se estendia no espaço e no tempo, enquanto a cabana clássica era considerada uma construção isolada. A igreja medieval pode ser definida como a cabana cristã.

A basílica paleocristã

Sendo definida como evolução da estoa grega e originada através da basílica romana, a basílica paleocristã possui poucos elementos relativamente diferenciados, além da escala. Esse tipo de basílica possui seu espaço caracterizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com