TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Johannes Vermeer

Monografias: Johannes Vermeer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Johannes Vermeer

Johannes Vermeer é um pintor holandês, nascido em família protestante, que pintou quadros admirados pela técnica e projeção bem aplicadas. Produziu poucas obras ao longo de sua vida, mas o bastante para ser considerado um dos maiores pintores holandeses junto com Rembrandt e Frans Hals.

O interesse de Vermeer em explorar os efeitos naturalistas, equilíbrio nas composições, e temas domésticos em suas obras, se deu em suas observações na cidade de Delft e no sul da Holanda.

Como Vermeer retratou em um de seus quadros, a arte era colocada sobre testes frequentemente contra a observação direta. Ele se preocupou intensamente com a ação da luz e outros efeitos ópticos naturais, como uma queda violenta da claridade ou mudanças de foco. A Câmera Escura inspirou a qualidade de suas obras, por ela projetar imagens reais, e facilitar a transposição para a tela e expor as relações mais exigentes, principalmente de cor. Essas aplicações de Vermeer nas telas revelam a capacidade técnica extraordinária que ele possuía.

Ao contrário dos pintores da época, Vermeer recusou-se a pintar paisagens bucólicas de vacas holandesas. Mulheres e o ambiente doméstico, são retratados nos melhores quadros de Vermeer, e sempre com fortes detalhes, suavidade e simpatia. Foi com as obras “A Leiteira” e “Moça com um pichel de água”, que o holandês conseguiu desenvolver a maturidade, que envolvia o processo entre a observação e a concepção.

Quando velho, Vermeer passou por grandes problemas com finanças. Seu estilo moderno para a época não vingou, o que obrigou o pintor a abrir um comércio para sustentar sua esposa e seus onze filhos. Faleceu em 1675, deixando as dívidas de herança para a família.

As obras de Vermeer só vieram ser valorizadas e terem boa reputação no século XIX, por causa do francês Gustave Courbet, que levava como inspiração as obras de Vermeer para o naturalismo da época.

Na adaptação para o cinema, “Moça com brincos de pérolas”, baseada na obra de Vermeer, e o colocando como personagem do filme junto com a garota da sua obra, Peter Weber, o diretor, consegue levar para as telas o estilo e o modo com que Vermeer aplicava a técnica em suas obras.

Quando Griet, a garota que vai trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer, começa a criar uma relação de amizade com seu patrão, e o auxilia na criação de seus quadros, ela demonstra entendimento na forma com que o patrão atua na confecção das cores. Vermeer começa então a demonstrar para Griet, o processo de fabricação das cores, e passa tê-la como uma auxiliar.

A fotografia do filme de Peter Weber, chama atenção pela semelhança com as técnicas que Vermeer usava ao pintar seus quadros. No filme, a presença dos efeitos de iluminação, a suavidade e naturalidade da cidade fria de Delft, na Holanda, tinham um papel importante na composição das cenas do filme.

Numa cena em que Griet questiona Vermeer sobre as cores de uma tela em produção, que não estavam semelhantes à da imagem que o pintor usava como base, a garota começa a ter noção das técnicas perfeitas que seu patrão utilizava para suas obras. E então, Peter Weber, demonstra em vários momentos a preocupação que o pintor tinha com a iluminação e quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com