TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo Internacional

Trabalho Escolar: Jornalismo Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

1Das características que definem uma nação como potência hegemônica, quais definem a China?

A China é o maior exportador mundial.

A China cresce e faz outros países crescerem com ela: Ásia emergente, África e America latina, mas concorre com a Europa e EUA.

China importa petróleo, mas quando o petróleo aumenta de preço a China ainda ganha com isso porque ela faz a reciclagem do petrodollar.

Exportações e importações crescem muito. Governo controla as duas.

China foi considerada a melhor do mundo em ensino.

Investe quase 50% do PIB e ainda empresta dinheiro pros EUA.

China é a principal oficina do mundo liderando a produção de milhares de mercadorias, a China vem substituindo os Estados Unidos como principal motor da expansão comercial e econômico na Ásia oriental e em outras partes do mundo.

2- No mundo pós-americano, os EUA não é mais única potência. Relate com quem os EUA divide a multipolaridade.

Multipolaridade: distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar

No período da Guerra Fria existiam duas potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética. Naquele momento o mundo era considerado bipolar.

Mas após tais acontecimentos históricos, o mundo passou a ter uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar, isto é, um mundo multipolar.

Hoje, a principal potência militar, econômica e política é os Estados Unidos, essa nação superou em todos os aspectos os soviéticos após o seu declínio, e assim é responsável pela maioria das intervenções de caráter militar no globo.

No campo econômico, o Japão atualmente ocupa a condição de segunda potência mundial. Sua ascensão financeira ocorreu a partir do término da Segunda Guerra Mundial. A aplicação de medidas direcionadas à saúde e educação resultou em crescimento acelerado de sua economia.

A Europa é considerada também como uma potência econômica, condição que resultou do sucesso da União Européia, o principal bloco econômico do planeta, que tem como principais líderes Alemanha, França e Inglaterra.

o mundo capitalista deixava de ter um grande e único centro - econômico, comercial e tecnológico, e passava cada vez mais a ter três, os EUA, a Europa, em especial o MCE (Mercado Comum Europeu) e o Japão

3- Qual nações não poderiam alçar status de potência hegemônica no cenário mundial?

hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meiosmilitares. tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.

Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc. A hegemonia também pode ser em termos políticos.

4- Quais interesses comuns podem haver entre potências regionais?

5- Como a África se insere na geopolítica atual?

começa a assumir importância estratégica mundial o continente africano devido às recentes descobertas de petróleo (1995 – 2005) de excelente qualidade (baixo teor de enxofre), principalmente em sua costa ocidental (região marítima). Tal fato acarretou uma acirrada disputa por Estados de fora daquele continente pelos referidos recursos energéticos, destacando-se os Estados Unidos da América - EUA (atualmente 12% de seu petróleo bruto é importado da África , havendo perspectiva de chegar a 25%, parcela maior que a da Arábia Saudita) e a China (atualmente 25% de seu petróleo bruto é importado da África, e procura aumentar cada vez mais as suas importações desse continente), resultando em uma geopolítica do petróleo.

Nesta disputa, despontou a Nigéria como um ator estratégico devido a ser um dos maiores produtores e exportadores de petróleo, além de possuir as maiores reservas petrolíferas do continente.

Vimos que o continente africano possui Estados com problemas de instabilidade interna fruto da formação dos mesmos. Concluimos que devido a crescente demanda por energia, no qual o petróleo e o gás ainda possuem papel fundamental, por Estados possuidores de economias robustas, bem como em franca ascensão, as recentes descobertas de reservas de energia petrolífera no continente africano fizeram com que este continente tivesse a sua importância aumentada no cenário internacional. E inserido nele destaca-se a Nigéria tornado-se um ator estratégico na geopolítica do petróleo.

Africom, o Comando Militar da África, como fruto de uma proposta de ação mais incisiva na região

região do Saara vem se revelando rica, não só em urânio, mas também em petróleo, maganês, bauxita e o nada desprezível diamante. O “continente esquecido” como um todo produz hoje mais de 8 milhões de barris de petróleo por dia. Uma produção equiparável à Arábia Saudita. O Congo sozinho possui 80% das reservas mundiais de cobalto, fundamental para a indústria eletrônica. As reservas de gás natural na região do chifre africano se revelam a cada dia mais promissoras e os chamados metais raros, fundamentais para a indústria de ponta, também apresentam reservas nada desprezíveis na região subsaariana.

6- Quais atualidades configuram a geopolítica da América Latina?

agressão informática, à espionagem e aos ciberataques lançados por diversas agências de inteligência dos Estados Unidos.

silenciosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com