TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Ensaios: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Karl Marx acreditava que a razão além de ser um instrumento da realidade, era também, um instrumento de construção de uma sociedade mais justa, valorizando todo o potencial de perfeição existente nos seres humanos.

DIALÉTICA E MATERIALISMO

Marx procura entender o verdadeiro comportamento humano em sociedade, a partir das condições materiais nas quais eles vivem. A forma pela qual o individuo se comporta na sociedade, traduz as relações sociais, que são determinadas pela produção da vida material, fundamentada na natureza m que são os meios de existência elaborados e que são necessários para a produção.

Ao falar da produção material da vida, Marx se refere ao resultado da produção como elemento determinante na vida social, política e espiritual. Reconhece o trabalho como atividade fundamental do ser humano e analisa os fatores que o tornaram uma atividade massacrante e alienada do capitalismo. Marx expõe a força do trabalho transformada em uma mercadoria com dupla face: mercadoria como qualquer outra, paga pelo salário, e de outro lado, a mercadoria que produz capital. Para Marx, a dialética não é estática e definitiva, e sim, transitória. Que pode ser transformada pela ação humana, mudando a realidade social, sobretudo seu modo de produção. A história é feita pelo ser humano.

NECESSICIDADES: PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO

A continuidade humana esta na satisfação, que constitui condições fundamentais de toda história. O trabalho para suprir as necessidades existentes, estabelece relação entre a natureza e os homens. O Homem é o agente que modifica, transforma a natureza, usufruindo, no que é preciso para a sua sobrevivência.

O materialismo histórico e dialético compreende o desenvolvimento da sociedade, o comportamento do homem na sociedade, e constituem o seu próprio meio de vida social.

FORÇAS PRODUTIVAS E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO

Forças produtivas e relações sociais de produção. Ambos os conceitos encontram-se interligados, onde alterações em um destes refletem modificações no outro. Sobre as forças produtivas é necessário delinear a ação humana sobre a natureza e a maneira de retirar dela objetos necessários, o que envolve técnicas, instrumentos, habilidades, ou seja, a força do trabalho.

No que se trata das relações sociais, os homens desenvolve formas para produzir, como distribuir as forças produtivas, assim, como a divisão da produção.

A produção variará com o desenvolvimento das forças produtivas. Conforme os homens adquirem ou aprimoram novas forças produtivas, também se transformará a maneira dos homens se organizarem para produzir, ou seja, alteram-se as relações sociais proeminentes dessa base material.

As relações sociais são interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.

Marx define social como relações conjunta de vários indivíduos que estão inseridas num determinado momento histórico.O homem é produto do meio determinados a construírem suas vidas de acordo com as condições matérias de sua existência, obedecendo às forças produtivas e relações sociais de produção.

ESTRUTURA E SUPERESTRUTURA

O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção de uma sociedade forma sua base ou estrutura , Fundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com