TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA DO TEMPO EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Exames: LINHA DO TEMPO EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

Vysgotsky

Piaget

Freud

Gestalt

Conceito da teoria O conhecimento e o desenvolvimento das funções psicológicas dependem do meio social, da inclusão do indivíduo em um grupo que potencializa ou não o aprendizado.

Explica como se desenvolve a inteligência nos seres humanos em 4 fases:

Sensório-motor de 0 – 2 anos;

Pré-operatório de 2 – 7 anos;

Operatório-concreto de 8 – 11 anos;

Operatório-formal de 8 – 14 anos.

Estudo do inconsciente humano que está relacionado ao sistema nervoso humano. Conceitos:

ID - é responsável pelas demandas mais primitivas.

EGO - alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais

SUPEREGO- contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.

Ele coloca as fantasias, os sonhos, os esquecimentos e o interior do homem como problemas científicos.

De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes. Ou seja, não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto.

Postura do professor e sua relação com o aluno O professor funciona intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento. Ele está sempre procurando criar Zonas de Desenvolvimento Proximal. O professor atua de forma explícita, interferindo no desenvolvimento dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente.

O Professor deve ser "interacionista", levar seus alunos a interagir com a realidade que os cerca, para assim construírem o seu próprio "conhecimento". É preciso que o educador proponha atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sucessivos, promovendo a descoberta e, então, a construção do conhecimento.

A Psicanálise pode transmitir ao educador uma ética, um modo de ver e de entender a prática educativa, nada mais. O professor pode ensinar, mas não esperar que os alunos mudem seus modos de pensar. Eles ouvirão o que lhes convier e jogarão fora o resto.

O encontro entre o que foi ensinado e a subjetividade de cada um é que torna possível o pensamento renovado, a criação e a geração de novos conhecimentos.

O ensino é centrado no aluno e o professor tem como função dar assistência ao aluno de forma a não transmitir o conhecimento. Ele deve ser um facilitador da aprendizagem, que consiste na compreensão, aceitação e confiança em relação ao aluno. Deve aceitar o aluno como ele é.

O professor deve possuir um estilo próprio para “facilitar” a aprendizagem. Sua intervenção deverá ser a mínima possível, devendo criar um clima favorável de aprendizagem. O conteúdo não deve ser repassado, uma vez que ele é adquirido da experiência vivida do aluno.

Para o professor, qualquer ação que o aluno decide fazer deve ser considerada como boa e instrutiva. Cabe ao professor auxiliar a aprendizagem do aluno de maneira a despertar o seu próprio conhecimento (Becker, 1992).

Visão pedagógica sobre a aprendizagem A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influencias externa, sempre visando a autonomia do aluno. A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia que pode fazer sozinha.

Piaget coloca que o aprendizado é individual. Será construído na cabeça do sujeito a partir das estruturas mentais que ele possui. Para que a aprendizagem seja completa ocorrerá um debate e discussão entre professor e aluno, que o processo do desenvolvimento cognitivo se dará. As conseqüências serão à socialização e à construção de um conhecimento racional e dinâmico dos alunos.

Pensava nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser “desejante de saber”. O processo da aprendizagem depende da razão que motiva a busca de conhecimento. (criança que questiona) A aprendizagem acontece através de insight, que se constitui numa compreensão súbita para solução de problemas. Mas para que isso ocorra existe a necessidade de experiências anteriores vinculadas ao problema e só acontece em conseqüência de uma organização permanente da experiência, que permite a percepção global dos elementos significativos.

Assim, a aprendizagem deve-se a uma re-organização do campo cognitivo que permite a compreensão de um problema e a sua solução. Para a gestalt a experiência não é o único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com