TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTAS NATIVISTAS

Trabalho Escolar: LUTAS NATIVISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

LUTAS NATIVISTAS

REVOLTA DOS BECKMAN GUERRA DOS EMBOABAS

ONDE Maranhão Minas Gerais

QUANDO 1684 1708

MOTIVOS A pedido dos jesuítas, o governo Português proibiu a escravidão indígena, principal mão-de-obra das lavouras do Maranhão, levando ao uso da mão-de-obra escrava negra, que seria assegurada pela então criada Companhia do Comércio do Maranhão (1682). Essa companhia usufruía do monopólio comercial, inflacionou os produtos de abastecimento e não cumpriu com o abastecimento de escravos, causando descontentamento geral da população.

Disputa entre paulistas, primeiros a encontrarem ouro na região, e “forasteiros” pelo monopólio das regiões mineradoras recém-descobertas.

OBJETIVOS

Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio. Os paulistas achavam que tinham o direito exclusivo sobre as minas. Mas os forasteiros (portugueses, baianos e pernambucanos) também tinham interesses nessa nova descoberta. Eles foram chamados de emboabas. O objetivo dos emboabas era conquistar as minas de ouro.

DESENROLAR Chefiados por Manuel e Thomas Beckman, os colonos se rebelaram , expulsando os jesuítas, abolindo a Companhia e formando um governo que duraria quase 1 ano, até que um novo governador fosse enviado ao Estado do Maranhão pelo governo real.

Emboabas massacram os paulistas.

DESFECHO

Extinção da Companhia de Comércio, volta dos jesuítas para o Maranhão e morte, exílio ou prisão dos líderes do movimento. Como conseqüência dessa guerra, foi criada em 1709, a capitania de São Paulo e Minas de Ouro (ex-capitania de São Vicente, agora rebatizada). Em 1720, a capitania de Minas foi separada de São Paulo, formando duas capitanias diferentes: a de São Paulo e a de Minas Gerais.

GUERRA DOS MASCATES REVOLTA DE VILA RICA

ONDE Pernambuco Vila Rica – Minas Gerais

QUANDO Entre 1709 e 1711 1720

MOTIVOS Disputa entre Olinda e Recife pelo controle do poder político em Pernambuco. Crise econômica na cidade de Olinda. Favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife. Conquista da emancipação de Recife, através de Carta Régia de 1709, que passou a ser vila independente, conquistando autonomia política com relação à Olinda. A aristocracia rural de Olinda temia que Recife, além de ser o centro econômico, passasse a ser também o centro político de Pernambuco. Instalação das Casas de Fundição. Todo ouro encontrado devia ser entregue a essas Casas onde o ouro era transformado em barras já sendo descontado o quinto. Era proibido comprar ou vender ouro que não fosse em barras feitas por essas casas. Quando o governador de Minas Gerais (Conde de Assumar) instalou a Casa de Fundição de Vila Rica, os mineradores fizeram uma revolta para tentar diminuir o "quinto.

OBJETIVOS Os olindenses defendiam a igualdade de tratamento, pois queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife, queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado e não queriam que a coroa portuguesa continuasse privilegiando os mascates (comerciantes de Recife).

Diminuição do quinto (quinta parte de todo o ouro extraído pelos mineradores), eliminação do monopólio de vários produtos de consumo e o fim da repressão contra os rebeldes.

DESENROLAR Em 1710, havia um clima de hostilidades e tensão entre as duas cidades pernambucanas. Neste ano, os olindenses invadiram Recife dando início a Guerra dos Mascates. Num primeiro momento da guerra, os olindenses levaram vantagem, porém, em 1711 os recifenses se organizaram e invadiram Recife. A guerra terminou em 1711 após a coroa portuguesa nomear, para governador de Pernambuco, Félix José Machado.

Eram mais de 2000 revoltosos armados e o governador não tinha tropas. Para ganhar tempo, o Conde de Assumar prometeu atender aos pedidos dos revoltosos; porém, quando conseguiu reunir uma tropa, partiu para cima dos rebeldes e mandou prender seus líderes.

DESFECHO O governador de Pernambuco ordenou a prisão dos principais líderes do movimento. A autonomia de Recife permaneceu após o conflito. Em 1712, Recife tornou-se a sede administrativa de Pernambuco. Filipe dos Santos (líder) foi condenado à morte. As casas de Fundição foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com