TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laços éticos protestantes com a educação

Resenha: Laços éticos protestantes com a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Esse trabalho tem como objetivo esclarecer ao leitor os elos de ligação da ética protestante com a educação e fornecer um panorama geral do desenvolvimento desses. Explicitando assim, a importância da chegada do protestantismo no Brasil para a transformação da pedagogia e da criação de um novo conceito educacional.

O instrumental de coleta de dados utilizado na metodologia deste trabalho foi a análise de conteúdo, onde foram lidos textos de livros, sites” da Internet e artigos de revistas especializadas. Esse tema por ser algo que está começando a ser desvendado apresenta uma bibliografia escassa e pouco difundida.

Para entendermos a ligação entre educação e protestantismo precisamos compreender como se deu o surgimento do último. Neste sentido, buscamos O primeiro capítulo aborda o surgimento de uma Igreja Reformada e a introdução do seu pensamento nas terras brasileiras.

Quando estudamos educação religiosa precisamos entender os dogmas que envolvem a religião em questão para que possamos ter uma verdadeira compreensão da mesma. Logo, no segundo capítulo, tratamos de explicitar os dogmas da Igreja Protestante, buscando aí, as bases nos dando base para que possamos entender a sua ética e o seu comportamento.

O capítulo de número três relata exatamente a ligação entre protestantismo e educação, no Brasil e no mundo, tentando trazer ao leitor um panorama geral do histórico da criação dessa escola renovada. Essa parte do estudo tenta demonstrar como essas escolas não eram apenas meras instituições educacionais, mas sim o meio que os missionários encontraram para evangelizar e pregar suas doutrinas.

O último capítulo da pesquisa tem por finalidade apresentar as primeiras escolas protestantes brasileiras que surgiram e contar um pouco da sua implantação. Ele traz também algumas das principais características e inovações implantadas nessas instituições educacionais, apresentando o impacto que isso causou na sociedade da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com