TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonardo da Vinci e a Ciência

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

Nome

Vasco Filipe de Castro Valdez

47647

Leonardo da Vinci e a ciência

        Leonardo da Vinci foi um dos maiores génios que alguma vez viveu. Conhecido principalmente devido às suas grandes obras de arte renascentistas, também se destacou em outras áreas, como a anatomia, mecânica, botânica e muitas outras. Os esboços encontrados nos seus cadernos mostram que era alguém com uma capacidade mental muito avançada para a época em que vivia. Da Vinci dominou tantos conhecimentos em ramos como a ciência, artes e muito mais que o seu nome, as suas obras e trabalhos perduraram até à atualidade e permanecerão imortais.

        Leonardo da Vinci para além de ser o autor de grandes obras de arte conhecidas mundialmente, também foi o protagonista de importantes estudos e esboços no ramo da ciência. Na área da anatomia, o génio italiano realizou um dos mais importantes estudos de modo a entender o funcionamento de várias estruturas do corpo humano. Este estudo realizou-se entre 1498 e 1513 e começou pela leitura de obras pré-renascentistas de autores como Galeno de Pérgamo, Mondini dei Luzzi e Avicena. Para complementar o seu trabalho realizou dissecações, por vezes ilegais devido às restrições impostas pela Inquisição, de cadáveres de humanos e animais. Apesar de ter feito mais de 1200 desenhos anatómicos, nunca acabou a sua obra, que alguns investigadores consideram que revolucionaria a medicina naquela época. Através das dissecações, conseguiu observar de perto o interior do nosso corpo e a partir daí arranjou explicações lógicas para os movimentos dos músculos e órgãos, como o coração, e desvendou quais as suas funções. Chegou a descobrir 24 músculos na língua, levando-o a analisar os diferentes constituintes da boca humana. Também descobriu e entendeu a função de várias glândulas. Estudou os ossos e vários sistemas do corpo humano, como o nervoso, o urogenital e o circulatório. Da Vinci, através do seu conhecimento e experiência em outras áreas, conseguiu inovar o estudo da anatomia. Uma das suas inovações foi o uso da injeção de cera nos ventrículos do cérebro de cadáveres para facilitar a sua dissecação. Para a época me que se vivia, os seus desenhos eram surpreendentemente avançados, evidenciando o seu veio de artista único.

        Leonardo da Vinci foi umas das maiores mentes que alguma vez viveu, exemplos disso são os diferentes estudos e obras que efetuou nas várias áreas por que se interessou. No ramo da botânica, estudou a origem dos ramos menores a partir dos maiores e os fatores que influenciam a vida das plantas. Tal como na anatomia, esboçou várias plantas muito detalhadamente, o que lhe permitiu desenvolver conclusões sobre as observações que fez. Também se destacou em química, onde desenvolveu estudos sobre a transformação de substâncias. Chegou a realizar experiências sobre a elasticidade e compressibilidade dos corpos e identificou a água como incompressível.

        Da Vinci realizou vários projetos nos ramos da mecânica e engenharia. Desenhou o que se pensava ser o primeiro fato de mergulho. Para pintar o famoso quadro da “Última Ceia”, o italiano inventou o primeiro plástico para que conseguisse pintar o quadro ao longo de um grande período de tempo. Esboçou a primeira máquina de voo que serviu de modelo para o helicóptero atual. Em 1502 foi contratado pelo engenheiro César Borgia e projetou obras como canais de drenagem e a restauração do palácio de Frederico II. Também esboçou várias máquinas de guerra, embora contra a sua vontade, apenas o fez para sua subsistência, pois para ele, a guerra era algo desprezável. Os seus esboços permitiram a evolução da engenharia militar através de projetos como tanques e catapultas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com