TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem da sociedade

Tese: Linguagem da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

Duração das atividades: 5 horas

Conteúdos: Linguagem da sociedade (bandeira do Rio Grande do Sul e significado das cores da mesma); Linguagem da musicalidade (musicas tradicionalistas gaúchas).

Objetivo geral: Conhecer o significado das cores do Rio grande do Sul e apreciar canções tradicionalistas gaúchas.

Objetivos específicos:

Comprnder o significado de cada uma das cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Trabalhar em grupo, respeitando o seu espaço e o espaço do outro.

Desenvolver habilidades na coordenação motora fina e o capricho no trabalho com tinta.

Esquematizar o desenho com clareza.

Apreciar músicas tradicionalistas gaúchas, bem como desenvolver a expressividade oral e corporal cantando e dançando com as mesmas.

Descrição das atividades:

Após as atividades iniciais de rotina, que seguirão como o já descrito no relato das observações de aula, será realizada a “rodinha de conversa na sala de aula”, nesta a professora estagiária irá falar sobre a bandeira do Rio Grande do Sul e questionar as crianças sobre o que elas sabem desse significado.

Em seguida a professora estagiária irá mostrar a bandeira do Rio Grande do Sul e explicar o significado de cada uma das cores:

Após a explicação e conversação sobre a mesma a professora estagiária irá disponibilizar um papel pardo grande com o desenho da bandeira, porém sem cor e nesta as crianças deverão ilustrar o que aprenderam sobre o significado das cores usando tinta nas cores respectivas, um aluno de cada vez será chamado para desenhar, enquanto isso os demais o observam e comentam o que ele está desenhando.

Depois de pronto este trabalho será exposto no “cantinho do gaúcho” da sala de aula.

Ao encerrar a atividade a professora estagiária irá convidar a turma para dançar músicas típicas gaúchas assistindo um DVD de cantores gauchescos.

Quando encerrada estas atividades haverá também o momento de atividades livres, conforme a rotina da turma e após cerca de 30 minutos as crianças farão a organização da sala e irão assistir um desenho na televisão, enquanto aguardam ser chamadas para lavar as mãos pro almoço e a outra professora organiza os colchões para o horário do descanso.

Em seguida a turma vai para o refeitório almoçar, ao retornar para a sala fazem a higiene e se deitam para o horário do descanso.

Recursos: papel pardo, tintas, bandeira do Rio Grande do Sul, aparelho de DVD, televisão e vídeo em DVD de cantores gaúchos.

Avaliação: A avaliação se dará no registro dos desenhos das crianças no cartaz de papel pardo, representando o que aprenderam sobre o significado das cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Plano para a 2a aula de regência

Escola municipal de Educação Infantil Algodao doce

Turma: Pré

Duração das atividades: 5 horas

Conteúdos: Linguagem da sociedade (Guerra dos Farrapos)

Objetivo geral: Conhecer a história da Guerra dos Farrapos e a batalha que se travou entre Maragatos e Chimangos.

Objetivos específicos:

Conhecer em síntese a história da Guerra dos Farrapos.

Identificar os grupos que travaram esta batalha que foram Maragatos e Chimangos, bem como associá-los a cor do lenço que usavam.

Compreender que a Guerra não teve nenhum efeito positivo, que violência gera violência, bem como entender que a conversa é a melhor alternativa para resolver qualquer conflito.

Conhecer o mapa do Rio Grande do Sul.

Relembrar as cores da bandeira do Rio grande do Sul.

Desenvolver a coordenação motora fina através da pintura respeitando os limites, do recorte, e da pintura com tinta.

Representar a Guerra dos Farrapos com palitoches, fixando as principais informações da mesma.

Descrição das atividades:

Depois das atividades iniciais de rotina, que seguirão como o já descrito no relato das observações de aula, será realizada a “rodinha de conversa” na sala de aula, nesta a professora estagiária irá falar sobre a cor vermelha da bandeira do Rio Grande do Sul, que simboliza o sangue derramado na Guerra dos Farrapos que na aula anterior a turma demonstrou curiosidade em saber mais sobre ela, a professora estagiária dirá para a turma que irá contar a história dessa guerra que aconteceu há muito tempo entre dois grupos, os Maragatos e os Chimangos, que guerrearam em disputa pelo domínio do território do Rio Grande do Sul, mas para que a professora estagiária possa contar melhor essa história ela dirá que precisa do auxílio das crianças para construir o mapa do Rio Grande do Sul que irá representar o território que foi disputado e os palitoches dos guerreiros os Maragatos e os Chimangos.

Então a turma será dividida em três grupos, um deles receberá o mapa do Rio Grande do Sul desenhado em um papelão grande e dividido em três partes na diagonal como a bandeira do Rio Grande do Sul, receberão também tintas nas cores da bandeira verde, vermelho e amarelo para pintar o mesmo.

Outro grupo receberá desenhos como os que seguem abaixo para colorir, recortar e colar no palitinho de churrasco e receberão também lencinhos vermelhos para colarem no pescoço dos desenhos para representarem o grupo dos Maragatos.

Colocar imagem dos desenhos maragatos e chimango

E o outro grupo também receberá os mesmos desenhos, porém lencinhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com