TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Portuguesa

Projeto de pesquisa: Literatura Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Etnia -

Muitos foram os cidadãos Riograndinos com descendência lusa que ajudaram a escrever a história do Rio Grande, entre eles: Rafael Pinto Bandeira; Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre; General Antônio de Souza Neto; João Francisco Vieira Braga, o Conde de Piratini, entre outros.

Além das artes, da música e da culinária, a contribuição cultural portuguesa para a cidade do Rio Grande foi e continua sendo bastante expressiva. Foi o português João Barbosa Coelho quem coordenou, juntamente com outros amigos lusos, um Gabinete de Leitura, no ano de 1844. Este local transformou-se, mais tarde, na atual Biblioteca Pública Riograndense, a mais antiga do Estado. Também foram criadas por portugueses que aqui residiam, a Santa Casa de Misericórdia, fundada em 18 de novembro de 1831 por Rodrigo Fernandes Duarte, e a Beneficência Portuguesa, belíssimo prédio, idealizado por Luiz Henrique de Souza, José Ferreira dos Santos, José Valente da Costa e Albano Gonçalves de Oliveira entre 1854 e 1859.

Literatura-

A literatura portuguesa se formou no território português, mesmo que mais tarde as criações se fariam em outras partes do mundo por conseqüência dos descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. Essa aventura foi responsável pela expansão do idioma nacional e se viu moldada em várias obras literárias.

Alguns desses grandes escritores são: Luvs Vaz Camões (1524-1580), Eça de Queiroz (1845-1900), Fernando Pessoa (1888-1935) e José Saramago (1922 – 2010), que recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1998.

Problemas Sociais-

Os maiores problemas sociais que os portugueses enfrentam em suas freguesias são o desemprego, a droga, o alcoolismo e a pobreza de acordo com estudos realizados à escala nacional. O estudo por regiões mostra que no Centro mais da metade da população sofrem a solidão, a carência econômica e a falta de apoio para os idosos. No Norte, os problemas mais agravantes são o desemprego e a carência econômica, enquanto no Sul do país, metade apontam toxicodependência, o desemprego e a falta de apoio aos idosos.A população aponta também a criação de mais postos médicos.

Língua Oficial-

O idioma oficial utilizado por toda população é o Português, quarta língua mais falada no mundo. O português nasceu da divisão do galaico-português em dois falares distintos, o galego e o português, no período medieval. O português é uma língua nascida no norte da Península Ibérica que cresceu para o Sul. Inicialmente era um conjunto de dialetos provinciais, hoje é uma língua transnacional e transcontinental.

Educação-

Nas últimas décadas, Portugal tem feito um enorme esforço de qualificação escolar para a população, que traduziu em progressos substanciais em matéria de educação. Mesmo assim, o país apresenta um déficit estrutural de formação e qualificação que tem impedido a convergência com atuais padrões da União Européia. A superação desses obstáculos só será possível através de medidas que coloquem a escola no centro da política educativa, qualificando e melhorando os resultados escolares dos alunos.

Semelhante a outros países europeus, nos últimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com