TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Portuguesa

Por:   •  9/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1-O projeto nacionalista da primeira geração do Romantismo português.

1.Leia um fragmento do capítulo 10de Viagens na minha terra, de Almeida Garrett,e responda ás questões propostas:

a)É possível afirmar que causas políticas e culturais impulsionaram o nacionalismo da primeira geração romântica em Portugal? Justifique sua resposta.

R:Sim.Portugal estava mergulhado em intensa crise política, econômica e cultural. No começo do século XlX, a invasão das tropas napoleônicas, a partida da Família Real para o Brasil e a pressão exercida pela Inglaterra foram fatores relevantes que acrescidos ao atraso do país em relações as grandes nações europeias desencadearam um agudo sentimento de decadência da pátria. Perceptível por meio do contraste entre a realidade presente e a época do descobrimento, Garrett era adepto do liberalismo, por isso ele fez poemas que tentam resgatar o passado e o orgulho do povo português.

        

b)Explique por que o tema da viagem por Portugal, presente na obra, está ligado ao projeto nacionalista da primeira geração romântica. 

R:São viagens: a viagem real de Lisboa a Santarém, a viagem sentimental: a história de Joaninha, as viagens imaginárias: ao passado do narrador e ao contexto histórico,que ocorre uma ligação do autor á Pátria, ao nacionalismo, em um pensar, reflexões do mundo interior, de caráter histórico, político, moral, social e filosófico.

E também do mundo exterior como ver a paisagem, vilas, monumentos, etc., e ouvir a história de Joaninha.

c)Identifique, no trecho acima, traços característicos da concepção romântica do amor e da figura feminina. Justifique com elementos do texto.

R:Se é mulher está namorada(...);a mulher apaixonada deveras sublima-se, idealiza-se logo, toda ela é poesia, e não há dor física e interesse material, nem deleites sensuais que a façam descer ao positivo da existência prosaica.(...).

Neste trecho a exaltação a idealização da mulher, inatingível, em um mundo idealizado á base do sonho, das emoções pessoais do amor.

        

2.Leia um fragmento do capítulo8 de Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, e responda ás questões propostas:

a)Identifique no trecho acima, elementos que comprovam o retorno romântico para tempos passados. Informe a que época os fatos narrados se referem e explique por que a escolha dessa época está ligada ao projeto nacionalista da primeira geração romântica.

R:Via-se distintamente o reluzir das armas,e vários soldados que tinham ajudado a repelir os primeiro assaltos nas costas de Espanha reconheceram logo os trajos e as armas dos árabes. Entre estes, porém, divisavam-se muitos godos, pelas armaduras pesadas (...).

O trecho refere-se à invasão da Península pelos árabes no inicio do século Vlll, e Alexandre Herculano estava no séculoXlX,ele se interessou por temas históricos, cujo cenário é a Idade Média, mundo de fantasias em que cavaleiros heroicos lutam contra o exército árabe e procuravam salvar donzelas indefesas. Em suas obras ele misturava fatos históricos devidamente documentados, muitas vezes utilizada pelo autor apenas como pretexto para dar vazão ás suas ideias sociais, filosóficas, religiosas e nacionalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com