TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Locke, Hobbes E Rousseau

Monografias: Locke, Hobbes E Rousseau. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

2° ESTAGIO

Responda o que é a propriedade privada para o autor e relacione a charge com a defesa da propriedade feita por John Locke.

Propriedade privada para Locke é a Propriedade de cada um, aparece como um direito de ser proprietário. Propriedade privada é o corpo, a liberdade e os bens: a liberdade e o corpo são propriedades naturais e inalienáveis dos homens. Os homens já nascem com o direito de propriedade de sua liberdade e de seu corpo, os bens são aqueles conquistados através do emprego, da força e do trabalho em algo. Na 1° fase, a propriedade é conquistada pelo trabalho. Contudo, nem todas as terras estão livres, nem todos os bens duram. Tem acesso a mais terras mais bens quem trabalhar mais, merecer mais. Na 2° fase a propriedade pode ser comprada por aquele que foram capazes de acumular mais riquezas. Acredito que a relação seja da proteção da propriedade privada onde Locke defende que cada um é detentor daquilo que foi conquistado, trabalhado que lhe pertence, quando cita que o governo defende a propriedade privada, e a menina pega o seu brinquedo e indaga “mas propriedade privada de quem”.

O que é liberdade convencional e natural para Rousseau e como se origina a convencional?

No estado de natureza de Rousseau o homem é livre e só esta limitado pela própria natureza, mas que nada influencia em sua liberdade, a liberdade convencional seria a liberdade garantida depois do contrato social de Rousseau, o contrato social em Rousseau foi criado para garantir essa liberdade, mas como o individuo será livre no contrato social? Rousseau afirma que ser livre seria obedecer a sua própria vontade, e assim ele estará obedecendo a si próprio quando deposita sua vontade para a formação da vontade geral.

O que é emancipação politica, relacione com emancipação humana?

Para Bauer o estado e o individuo precisariam renunciar a religião para poder emancipar-se politicamente e Marx crítica afirmando que o individuo não necessita renunciar a religião apenas o estado, pois Marx presa por um estado laico. A emancipação humana constitui pela superação entre o bourgeois e o citoyen, quando o homem individual reabsorve em sim a vida genérica e abandona o particularismo. O bourgeois seria o individuo privado, egoísta que só pensa em si, já o citoyen seria o individuo coletivo, o cidadão, uma figura alegórica. Emancipação politica é a renuncia do homem, por um lado, membro da sociedade burguesa, o individuo egoísta independente e, por outro, a cidadão, a pessoa moral. Marx propõe na qual a emancipação da humanidade o homem reuniria todas as suas forças em prol do bem geral. Seria a condição do cidadão a única forma expressa. Ela é contraditória a emancipação politica a emancipação humana a ser levada pelo proletariado a classe verdadeiramente revolucionaria e capaz de eliminar a exploração do homem pelo homem por meio de uma revolução social.

Quem é o soberano na sua obra? Como ele se forma?

O Soberano é o povo. Para Rousseau o governo fica limitado às vontades do povo, ele tende a dar a esse povo poder politico fundamental que ele supõe inalienável. Os homens são livres, auto suficientes e autônomos, são seres que não tem limites, com exceção do limite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com