TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARINHA GRANDE

Artigos Científicos: MARINHA GRANDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

A freguesia de vieira de leiria é uma das três freguesias que compõem o concelho da Marinha Grande, localiza-se na margem do rio Lis, no extremo norte do Pinhal do Rei, a 4 km da costa banhada pelo oceano atlântico.

Vieira de Leiria era uma aldeia composta por construtores navais, vidreiros, pescadores, ferreiros e serradores. Todavia mais tarde, em meados do seculo XIX, foi implementada nesta freguesia a indústria das limas, na época um utensilio de grande precisão nos trabalhos de serração do pinhal. Tornou-se assim então o mais importante centro de fabrico de limas do país, nomeadamente devido ao sucesso da empresa “Tomé Feteira”, aqui implementada em 1856.

Mais tarde, em 1974 a aldeia Vieira de Leira foi elevada à categoria de vila.

Esta vila é construída por diversos monumentos históricos, maioria são acossiados à atividade pesqueira e vidreira. Tais como, o Monumento ao Pescador, Memorial aos náufragos do Salsinha, diversas praças e capelas. Na Vieira de Leira existem locais favoráveis à economia da vila, como o cinema, o mercado, farmácias, restaurantes, bares, parque de campismo e diversos hotéis, o que é favorável à atração de turistas.

A Moita, começou a ser construída no ano 1500, é uma freguesia atinge uma área urbana de 8,4087 Km2 e constituída por 1.421 habitantes (Censos 2011). Esta freguesia começou apenas a pertencer ao concelho marinhense desde o dia 21 de Setembro de 2011.

A sua população trabalhava na indústria vidreira, entretanto instalada na Marinha em 1748. O desenvolvimento desta indústria proporcionou mais empregos e a procura de oportunidades de trabalho na Marinha Grande levou à fixação de pessoas no lugar da Moita.

A evolução e o progresso da Moita são notórios, sendo hoje uma aldeia rica em vida graças à sua indústria, considerado assim o seu principal suporte económico. É praticado um conjunto de atividades, onde predomina a tecnologia em áreas tao diversas como os moldes, os aços, os plásticos e a madeira.

Além deste setor primário, no que diz respeito à economia local a atividade agrícola é também bastante notória, mesmo sendo praticada na maioria em regime de autoconsumo pelas famílias residentes.

A Moita é constituída por um património histórico, a capela, alguns monumentos históricos e casas de referência como é o caso da “Casa Benfica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com