TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema Marinha Limnico

Pesquisas Acadêmicas: Ecossistema Marinha Limnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Ecossistema Aquatico

Ecossistema Aquatico

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: daisydds 03 abril 2013

Palavras: 1774 | Páginas: 8

ESCOLA DOLOR FERREIRA DE ANDRADE

ADRIANA MORAIS Nº. 03

ECOSSISTEMA AQUATICO

Campo Grande – MS

2009

ESCOLA DOLOR FERREIRA DE ANDRADE

PROFESSORA: LIBERATA

ADRIANA MORAIS Nº. 03

2º FASE A - NOTUNO

ECOSSISTEMA AQUATICO

Campo Grande – MS

2009

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DA TERRA...................................................05

2.2 ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA OU TALÁSSICOS........................06

3. ECOSSISTEMAS DAS ÁGUAS DOCES OU LÍMNICOS......................................08

3.2 FUTUROS ESTUDOS...............................................................................06

4. CONCLUSÃO........................................................................................................11

5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Com esta pesquisa, estudaremos os ecossistemas aquáticos que correspondem ao meio biótico onde há maior probabilidade de vida na Terra. Como nas demais pesquisas, apresentaremos conceitos teóricos e trabalharemos atividades que possam envolvê-lo (la) nos estudos sobre meio ambiente. É preciso lembrar que para a compreensão de nosso estudo, a realização de todas as atividades propostas é de fundamental relevância. Tendo como objetivo Identificar e caracterizar um ecossistema aquático; Compreender e diferenciar um ecossistema de água salgada (o talassociclo) e água doce (o limnociclo).

2. OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DA TERRA

Os ecossistemas aquáticos podem ser divididos em: ecossistemas de água salgada e ecossistemas de água doce. Os ecossistemas de água salgada são também chamados de “talássicos” e correspondem aos mares e oceanos, que se constituem o maior de todos os meios da biosfera e apresentam características próprias como: ocupa a maior parte da superfície da Terra, cerca de 72% ou ¾ da biosfera o que corresponde a 370 milhões de quilômetros quadrados.(DAJOZ,1993)

Apresentam uma salinidade por volta de 35 gramas por litro, destacando-se o cloreto de sódio, NaCl de todos os sais dissolvidos; a temperatura varia entre 2ºC e +32ºC com as condições climáticas bem mais constante se comparada as terras emersas; outra característica é em relação a profundidade, a partir dos 600m, esta é de apenas 2,5ºC. No que se refere à fauna exclusivamente marinha encontramos: os

Cnidários (os corais, as medusas), os Equinodermos (estrela-do-mar, ouriços), os

Cefalópodes (polvo e outros moluscos).(DAJOZ,1993)

2.2 ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA OU TALÁSSICOS

Podemos dividir o ecossistema talássico em duas regiões, a saber:

Região do sistema Litoral ou Continental, nesta área que vai da praia até 200m em média de profundidade, por isso é chamada de região de fundo, ou seja, que vai da praia até a plataforma continental. Nessa zona, por causa da luminosidade, a vida é abundante. Essa região abrange duas faixas de plataforma continental, faixa da praia, que fica menor quando a maré está alta e menor, quando a maré está baixa. Você pode observar quando vai a praia, que esta é maior quando a maré está baixa e quando a maré aumenta, a área da praia fica menor. (ARAÚJO,1998)

Região do sistema Abissal, essa tem início aos 200m em média, também é chamada de região de fundo, porém com profundidades bem mais elevadas. Nessa área, a profundidade já vai diminuindo e, conseqüentemente, a vida. O talássico ainda pode ser dividido quanto à penetração da luz solar, em: Região Eufótica, Região Disfótica e Região Afótica.

A Região Eufótica, consiste numa região fortemente iluminada, onde a luz solar penetra até mais ou menos 80 metros e como a luz é intensa as algas vivem abundantemente. (ARAÚJO,1998)

Região Disfótica, nessa região a penetração da luz já vai diminuindo, ficando pouco iluminada. Após os 200m a penetração da luz solar já encontra dificuldades.

Na Região Afótica, a escuridão é absoluta conseqüentemente há ausência de vida vegetal, portanto a fauna é formada por animais carnívoros. Isso porque, se não há luz solar não pode existir vida vegetal, pois esta só é possível com a luz do sol, conseqüentemente a fauna é carnívora. (ARAÚJO,1998)

O fundo oceânico ainda está dividido quanto à movimentação dos seres aquáticos no ecossistema talássico, que pode ser classificado em: seres planctônicos, seres nectônicos e seres bentônicos. Os seres planctônicos são aqueles que se locomovem, por meio das correntes marinhas, apesar de possuírem órgãos para se locomover. Exemplos: algas, ovos dos peixes e outros. (ver figura 1).

Figura 1 – Seres planctônicos

Seres nectônicos são seres que vivem na massa líquida, capazes de se locomover ativamente contra as correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com