TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL

Por:   •  5/6/2018  •  Monografia  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA ESTADUAL MARIAZINHA CONGILIO

Davson da Silva Alcântara  Nº11

Emilly Ribeiro Feitosa  Nº13

Sara Rebeca Roque Ribeiro  Nº27

Taynara Carvalho Santana  Nº31

Vitor Hugo de Jesus Silva  Nº36

Yasmim Lopes Amaral  Nº38

MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL

 São Paulo

2018

MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL

Resumo

Neste trabalho pretendemos falar sobre o movimento negro no brasil, como as comunidades negras, movimentos sociais e suas conquistas, os direitos da população negra, movimentos contra o racismo, movimentos afrodescendentes e grupos que lutam contra o racismo, e mostrar como foi importante a luta da raça negra.

PALAVRAS-CHAVE: Movimento. Negro, raça Gênero: racismo, historia

BLACK MOVEMENT IN BRAZIL

abstract

In this work we intend to talk about the black movement in Brazil, such as the black communities, social movements and their achievements, the rights of the black population, movements against racism, Afro descendant movements and groups that fight against racism, and show how important the struggle of the black race.


KEY WORDS: Movement. Black, race Gender: racism, history

Sumario

Apresentação.......................................................................................4

Introdução.............................................................................................5

Os direitos da população negra............................................................6

Comunidades negras no brasil.............................................................7

Movimentos contra o racismo no brasil................................................8

Grupos e movimentos que lutam conta o racismo no brasil.................9

Movimentos sociais e suas conquistas...............................................10

Movimento afrodescendente no brasil atual........................................11

Conclusão..........................................................................................12/13

Referencias bibliograficas....................................................................14

Apresentação

No primeiro tópico iremos abordar os direitos da população negra, oque elas podem fazer e reivindicar sobre quaisquer circunstâncias.  

No segundo tópico venho apresentar as comunidades, quantas existem, onde elas se localizam e o que elas fazem.

No terceiro tópico venho trazer Movimentos contra o racismo no brasil, o que eles fazem para combater o racismo aqui no nosso país.

No quarto tópico iremos abordar Grupos e movimentos que lutam conta o racismo no brasil, ele irá complementar e dar mais alguns exemplos do tópico a cima.

No quinto tópico falaremos sobre o Movimentos sociais e suas conquistas, o que eles conquistaram para a raça negra e o que eles continuam conquistando para a comunidade negra.

No sexto e ultimo tópico falamos sobre Movimento afrodescendente no brasil atual, onde eles lutam pelas igualdades e para que não haja racismo para a geração deles e nem na geração futura.


Introdução

O movimento negro está há mais de um século a frente da luta pela igualdade racial é um fenômeno utilizado em forma de diferentes organizações para reivindicar direita para a população negra que sofre com racismo na sociedade. Neste trabalho será abordado a comunidade negra no Brasil, movimentos sociais e suas conquistas, os direitos da população negra, movimento contra o racismo no Brasil, grupos que lutam contra o racismo no Brasil, e movimento afrodescendente no Brasil atual.

  1. Os Direitos Da População Negra

Os direitos da população negra, pregam a igualdade e a diferença, o racismo é uma prática radicalmente inaceitável a onde discriminam as pessoas por motivos raciais.

 Portanto, tem como finalidade a diminuição ou anulação, dos direitos das pessoas discriminadas. A declaração universal dos direitos do homem, foi criada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais, condenando todo o tipo de discriminação pela raça sexo nacionalidade religião, ou seja, qualquer outra condição.

Os direitos desses povos, quando começaram a ser construídos foram feitos a partir de determinados referenciais de poder. E desde a Declaração Universal de Direitos Humanos, em 1948, foram estabelecidos inúmeros embates questionando e buscando ampliar esta carta de intenções e diversos outros instrumentos contemporâneos a ela, incluindo o direito à vida, liberdade, liberdade de expressão, o direito ao trabalho a educação, entre outro. Com isso o racismo praticado diariamente se torna uma violação aos direitos humanos.

Ainda de acordo com este mesmo artigo, em seu inciso XLI, refere-se: “A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais."

  1. Comunidades negras no brasil
  • Quem são

       Os grupos étnicos (Um grupo étnico é um grupo de pessoas que se identificam umas com as outras, ou são identificadas como tal por terceiros, com base em semelhanças culturais ou biológicas, ou ambas) conhecidos como “comunidades remanescentes de quilombos”, “quilombolas”, “comunidades negras rurais” são constituídos pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com