TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1930 A 1945

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  3.000 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a história dos movimentos sociais ocorridos no Brasil no século XX.

Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 a 1945, o país estava sob a liderança de Getúlio Dornelles Vargas, durante esse período, Getúlio realizou muitas transformações econômicas, sociais e culturais, Getúlio foi um líder considerado polêmico e pacificador.

 


MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1930 A 1945

O termo movimentos sociais acaba sendo utilizado de forma equivocada em diferentes momentos e realidades uma vez que seu entendimento é complexo e refere-se a situações que afetam a humanidade perante posturas ideológicas ou de ação ou de política. Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.

Os movimentos sociais estão entre as mais poderosas formas de ação coletiva, eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais, as manifestações como as greves trabalhistas (melhores salários e condições de trabalho); movimentos por melhores condições de vida na cidade (transporte, educação, habitação e saúde); no campo pelo acesso a terra; ou movimentos étnico, feminista, ambiental, estudantil, entre outros. No Brasil os movimentos sociais tiveram sua maior importância a partir da década de 1960 quando surgiram os primeiros movimentos de lutas contra a política vigente, ou seja a insatisfação  da população com as transformações que ocorreram tanto no campo  econômico e social.

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos de forma contínua de (1930 a 1945) foi um período muito contraditório da história brasileira em 15 anos tivemos três tipos de governos: Governo Provisório (1930 a 1934), quando Getúlio Vargas governa por decreto como chefe do governo provisório, cargo instituído pela revolução enquanto se aguarda a adoção de uma nova constituição para o país, criou o Ministério do Trabalho que ficou conhecido como o Ministério da Revolução, tamanha era sua preocupação com a causa do trabalhador, até então entregue a própria sorte, através dessa revolução social, inúmeros benefícios foram concedidos aos trabalhadores: Lei dos 2/3, Lei de Sindicalização, regime de oito horas, salário igual para trabalho igual, licença maternidade e a instituição da Carteira Profissional, em 1933 foi regulamentada a concessão de férias e criado o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos-IAPM, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários-IAPC, e Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários – IAPB e dois anos depois o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários – IAPI.

 Governo Constitucional (1934 a 1937) quando na sequencia da aprovação da nova constituição pela Assembleia Constituinte de 1933 a 1934, Getúlio Vargas foi eleito pela assembleia ao abrigo das disposições transitórias da constituição como presidente, ao lado de um poder legislativo democraticamente eleito, em 1935 para assegurar estabilidade no emprego foi instituído o pagamento de vultuosas indenizações para despedida sem justa causa, além de responsabilidade por acidente de trabalho.

 Governo Novo (1937 a 1945) em 1937 Getúlio Vargas manterá a sua politica social com os trabalhadores Getúlio Vargas deu um golpe de estado e implantou a ditadura, que fora batizado de Estado Novo, este regime criado por Getúlio Vargas tinha muita ditadura pessoal bem ao estilo latino americano. E insatisfeito com a relutância de Getúlio Vargas em lhes abrir espaço no governo, os integralistas resolveram tentar chegar ao poder através da força, mas foram derrotados e suas sedes fechadas.

Do golpe de estado até o fim da segunda guerra mundial a vida politica brasileira ficou restrita apenas ao circulo do grupo ocupantes do aparato estatal, após a segunda guerra, vetos liberais abalaram as estruturas do autoritarismo Varguista.   Em 1939 reformulou as instituições de previdência e criou a Justiça do Trabalho, em 1940 decretou a Lei do Salário Mínimo, criou  imposto sindical para subsidiar os sindicatos, em primeiro de maio de 1943 criou a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Esse período foi um marco na história brasileira em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

Assim que Getúlio Vargas chegou ao poder, uma das primeiras medidas foi anular a constituição em vigor que era de 1881, Getúlio Vargas começou a centralizar a politica, tirou os governadores dos estados e nomeou interventores de seu interesse e da sua confiança para governar os estados, e com isso começou a centralizar o governo cada vez mais, um dos problemas que Getúlio Vargas enfrentou quando assumiu a presidência do Brasil é que a economia ia muito ruim porque o governo acabava de passar por uma crise muito grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com