TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUITAS VERSSOES PARA UMA HISTORIA

Trabalho Universitário: MUITAS VERSSOES PARA UMA HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Invenções Chinesas

Hoje em dia quase tudo que se consome que se usa e, claro, que se compra é feito na China. Sabemos que a China é a grande ‘copiadora’ e executora das grandes ideias do mundo moderno. Esse país é o maior usuário do ditado popular que diz que ‘nada se cria, tudo se copia’. Mas não é bem assim.

O que realmente foi inventado na China, partindo da experiência e da sabedoria desse povo milenar? Pelo que pude encontrar existem coisas que os chineses inventaram e que fizeram uma enorme diferença para a humanidade.

Destacando as principais invenções Chinesas temos: o papel, pólvora, Bússola, leme de navegação,

PAPEL:

A invenção do papel deve-se aos chineses, que o inventaram por volta de 150 d.C. Consistia em uma mistura de algodão, palha e madeira. Nessa, acrescentavam água e amassava-a, até conseguir-se uma espécie de polpa. Depois, a água era escorrida e alisavam as fibras, formando a folha de papel. Por fim, prensavam e deixavam-na secar. Os chineses esconderam essa técnica até o século VIII, quando árabes capturaram alguns especialista chineses, forçando-os a fornecerem o segredo. Na Europa, essa técnica só foi descoberta no século XII, instalando-se uma indústria papeleira.

PÓLVORA:

A pólvora antiga inventada pela China era uma mistura proporcional de salitre, enxofre e carvão de madeira, chamando-lhe vulgarmente "remédio do fogo".

Esta invenção deveu-se principalmente à arte antiga chinesa de fundir minerais em busca de "panacéias divinas", arte que apareceu no período dos Reinos Combatentes.

BÚSSOLA:

Os chineses foram os inventores da bússola, e isso aconteceu há mais de mil anos. O seu primeiro formato era de uma colher que apontava sempre para o sul, levando o nome, portanto de “a colher-que-aponta-o-sul”. Com o passar do tempo eles a inovaram chegando a um instrumento com uma agulha que apontava sempre para o norte. A bússola é um instrumento de grande importância e de grande ajuda para a navegação.

LEME DE NAVEGAÇÃO:

Leme (aparelho usado na parte traseira do barco, tendo a função de lhe dar direção), este substituiu o antigo remo (alavanca de madeira que serve para impulsionar o barco) com timoneira (vão do barco onde gira-se o remo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com