TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Pesquisas Acadêmicas: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 5

1. Discorra sobre a origem história e o desenvolvimento da metodologia das contas nacionais.

Resposta: A metodologia do Sistema de Contas Nacionais, desenvolvida e adotada pela ONU durante a década de 40, é considerada uma ferramenta de análise primária para a grande parte dos economistas e mesmo para alguns historiadores econômicos. Em 1952, as Nações Unidas, com o intuito de padronizar a metodologia de elaboração das Contas Nacionais, ou seja, dos dados econômicos das diferentes nações, publicava o Sistema de Contas Nacionais.

Em sua versão original criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o sistema possuía quatro contas que foram classificadas por meio de três óticas de mensuração: de produção, de apropriação (ou utilização da renda) e de acumulação dos agentes econômicos. Seguindo essa sequência, a quarta conta leva em consideração o setor externo. Por meio do método contábil das

partidas dobradas são feitos os lançamentos nas contas:

 Produto Interno Bruto (produção).

 Renda Nacional Disponível (apropriação).

 De Capital (acumulação).

 De Transações com o resto do mundo.

2. Qual a diferença entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto?

Resposta:

O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país. Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.

3. Como a poupança externa pode vir a complementar a poupança interna na visão das contas nacionais?

Resposta:

No debate sobre a relação entre taxa de câmbio e poupança duas linhas se destacam. Uma delas defende que, em virtude das baixas taxas de poupança da economia brasileira, um maior crescimento econômico pode ser conseguido pela aceitação de déficits em conta corrente. Nessa visão, a absorção de poupança externa complementa a poupança interna, aumentando a poupança total da economia, o investimento e, consequentemente, o crescimento econômico. Outra, ressalta que, num país que adota a estratégia de crescimento com poupança externa, a primeira consequência é a apreciação da taxa de câmbio. Do lado da renda, isso implica aumento artificial dos salários, e, em consequência, aumento do consumo e redução da poupança interna. Do lado da demanda, o resultado é a diminuição das oportunidades de investimento lucrativo voltados para a exportação, que reduz o investimento e a poupança interna. Nesse caso, a poupança externa em grande parte substitui ao invés de se constituir em um acréscimo à poupança interna.

4. Explique a identidade contábil de uma das contas da Contabilidade Nacional, e por que os dois lados da conta necessariamente chegam aos mesmos valores?

Resposta:

Conta capital: nela são registradas as transferências unilaterais de ativos reais e ativos financeiros ou ativos intangíveis entre residentes e não residentes. O produto de uma economia é expresso em termos monetários, multiplicando-se a quantidade de bens e serviços pelos respectivos preços.

Diante disso podemos considerar o produto como sendo o total das vendas em um determinado período de tempo mais os estoques avaliados a preço de mercado. Se considerarmos o total de pagamentos feitos aos fatores de produção de renda, chegamos a uma identidade fundamental da teoria macroeconômica: a Renda é igual ao Produto.

Podemos então empregar os dois termos (produto e renda para determinar o resultado da atividade econômica em uma coletividade).

DÉBITOS CRÉDITOS

Gasto com formação de capital (depreciação entra deste lado com sinal negativo) Fontes de recursos = poupança dos quatro agentes (famílias, governo, empresas e setor externo)

Tem-se aqui então o investimento líquido

TOTAL DA FORMAÇÃO DE CAPITAL FINANCIAMENTO DA FORMAÇÃO DE CAPITAL

Resolução da atividade do capítulo 03 (Oferta e Demanda Agregadas), pág 127

1. Discuta as possíveis formas das curvas de oferta (retas horizontais, curvas

ascendentes e retas verticais).

Resposta:

A curva de oferta relaciona o preço e a quantidade oferecida de determinado bem ou serviço. No longo prazo a curva de oferta agregada é vertical e no curto prazo ela possui inclinação positiva.

A curva da oferta não é mais do que a representação num gráfico da relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com